Os delegados do Banco do Brasil eleitos no Congresso Distrital participarão, nos dias 15, 16 e 17 de junho, em Guarulhos (SP), do 23° Congresso Nacional dos Funcionários. O evento, organizado pelo Comando Nacional dos Bancários e coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), terá como slogan deste ano “BB público de verdade – Para o Brasil e para os bancários” e definirá a pauta de reivindicações específicas a ser negociada com o banco para a renovação do acordo aditivo.
As propostas de reivindicações dos funcionários do BB do DF foram aprovadas no Congresso Distrital dos Funcionários, realizado pelo Sindicato nos dias 8 e 9 de junho. Entre os principais itens estão a jornada de 6 horas, PCCR, incorporados, substituições e combate ao assédio moral. Além disso, os bancários aprovaram a realização de uma mobilização específica pelo cumprimento da jornada legal e o envio das propostas de carreira técnica (advogados, engenheiros, arquitetos), além da revitalização das carreiras de apoio e outras em extinção.
Segundo o diretor do Sindicato Eduardo Araújo, é preciso apresentar propostas que dialoguem com a realidade dos bancários em geral e do segmento do Banco do Brasil. “As crises do mundo atual nos impulsionam para o embate contra esse sistema que nos tem sido imposto. Continuamos lutando por um sistema financeiro público e para isso é fundamental que os bancários estejam unidos e engajados na luta”, explica.
Grupos temáticos
Os delegados irão compor quatro grupos temáticos para discutir especificamente os seguintes temas:
- G1 - Remuneração e condições de trabalho;
- G2 - Saúde e Previdência;
- G3 - Organização do Movimento;
- G4 - Banco do Brasil e o Sistema Financeiro Nacional.
Programação
A abertura do 23º Congresso será feita na noite de sexta-feira (15). O sábado começará com uma análise de conjuntura feita por palestrante do Dieese. Na sequência, os delegados farão a aprovação do regimento e haverá a apresentação das teses inscritas.
Na tarde de sábado, os bancários se dividirão nos quatro grupos temáticos e discutirão as propostas e polêmicas oriundas das assembleias e congressos regionais. No domingo, os delegados se reunirão para a plenária de deliberações do congresso.
Leia mais
Pricilla Beine
Do Seeb Brasília, com informações da Contraf-CUT
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados