Banco BRB

6 de Dezembro de 2007 às 11:36

Frente parlamentar une distritais em defesa do BRB

Compartilhe


Bancários do BRB lotam galeria da CLDF para acompanhar o lançamento da frente parlamentar em defesa do banco

Em parceria com a deputada distrital bancária Erika Kokay (PT), o Sindicato rea-lizou, no último dia 28 de novembro na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), ato de lançamento da frente parlamentar em defesa do BRB público. Centenas de bancários do BRB participaram do ato vestidos de camisetas com os dizeres “o BRB é nosso; é do DF; privatização não”.

A frente conta com a participação de todos os 24 parlamentares. A luta é para manter o banco como instituição pública e com seus interesses voltados à sociedade e ao fomento do Distrito Federal.


O diretor do Sindicato e funcionário do BRB Antonio Eustáquio

Erika Kokay, autora da proposta de criação da frente e que recolheu as assinaturas para a viabilização do movimento, lembrou que o BRB é uma instituição lucrativa. Segundo a parlamentar, o lucro estimado para 2007 é de R$ 100 milhões. “Não podemos repetir essa lógica já vencida (da privatização) no Distrito Fe-deral. Mas o que vemos é o governo anunciar a possibilidade de privatizar o BRB”, explicou a deputada.

As primeiras ações previstas para a frente serão diálogos com os setores produtivos (Fecomércio, Fibra), com o governo e com a sociedade.

Câmara suspende sessão para lançar frente

O lançamento da frente parlamentar foi destaque na CLDF. A sessão ordinária do Plenário foi suspensa e a Casa recebeu diretores do Sindicato e funcionários do BRB, que lotaram as galerias da Câmara. Aberta pelo presidente da Câmara, Alírio Neto (PPS), os trabalhos foram conduzidos, na seqüência, pela deputada Erika Kokay.

“Todos os bancários do BRB que participaram do lançamento da frente em defesa do banco estão de parabéns. Atenderam aos apelos do Sindicato e compareceram em massa à Câmara. São grandes as chances de o GDF vender o BRB, por isso o Sindicato informa que realizará outros atos públicos e manifestações para defender o BRB público”, alerta Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato e funcionário do BRB.

Na ocasião, diretores do Sindicato entregaram aos parlamentares presentes documento manifestando sua posição por um BRB público e contrária à privatização, com subsídios técnicos elaborados pela subseção do Dieese sobre seus indicadores. Em seguida, o Sindicato percorreu os gabinetes dos deputados que não puderam comparecer ao lançamento da frente. Todos os 24 deputados distritais assinaram o texto do manifesto de criação da frente parlamentar.

Veja aqui texto de introdução ao estudo do Dieese entregue pelo Sindicato aos deputados distritais.

“É uma contribuição objetiva do Sindicato para subsidiar os parlamentares, mas como mostrou a expressiva participação dos bancários no evento, o destino do banco depende da manifestação ativa de todos”, acrescenta André Nepomuceno, diretor do Sindicato.

Campanha em defesa do BRB

Os diretores e funcionários do Sindicato estarão percorrendo todas as agências do BRB a partir da próxima segunda-feira 10 para entregar camisetas da campanha contra a privatização do banco.

O Sindicato solicita a todos os funcionários que usem estas camisetas para divulgar entre os clientes a campanha em defesa do banco. Na próxima semana começam também os eventos públicos em feiras e locais de grande concentração de pessoas onde o Sindicato distribuirá notas à população alertando sobre a venda do BRB em defesa deste patrimônio do Distrito Federal.

Tags

Banco BRB
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa