Banco do Brasil

20 de Janeiro de 2010 às 16:18

Fixado calendário de negociação com BB; plano odontológico ainda em formatação

Compartilhe

 
Veja as galeria de fotos da negociação

Na reunião entre a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil da Contraf-CUT e a direção do banco foi definido o calendário de negociações das mesas temáticas. Os representantes da direção do BB confirmaram que a formatação do plano odontológico dos bancários será apresentada até 31 de janeiro. “Vamos continuar em vigília pressionando para que não tenha enrolação na questão do plano odontológico”, afirma Eduardo Araújo, diretor do Sindicato e membro da Comissão de Empresa. “É um benefício conquistado há anos e não pode demorar mais para implantação. Depois da formatação, temos que agilizar o início do efetivo atendimento”, completa Rodrigo Britto, presidente do Sindicato.

O BB vai arcar com 100% das despesas do plano odontológico para os bancários (aposentados, da ativa e dependentes). A previsão é que o plano seja formado entre o banco, a Cassi e uma empresa operadora.

Manifestação de protesto 

Enquanto a negociação ocorria, os bancários estavam mobilizados na praça do Cebolão para cobrar o compromisso dos patrões, principalmente a respeito do plano odontológico e novo Plano de Cargos Comissões e Salários - PCCS. O Sindicato promoveu manifestações com esquetes teatrais, apresentação musical e discussão sobre as pendências nas negociações. “Distribuímos panfletos mostrando a importância do plano e sabemos que a categoria unida pressiona os patrões a cumprir os acordos”, diz Rafael Zanon, diretor do Sindicato.

A Contraf-CUT vai enviar para o banco todos os temas e subtemas antes de começarem as negociações das mesas temáticas. Confira as datas e os principais temas de discussão no quadro abaixo. A próxima reunião de negociação permanente está marcada para 10 de fevereiro.

Pendências do Acordo Aditivo

O banco deu o prazo até fevereiro para finalizar o plano de implementação dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança de Medicina do Trabalho (Sesmt). No último Acordo foi firmado que em cada unidade da federação haverá plataforma do Sesmt. O BB pretende concluir o processo de seleção para esses serviços entre os funcionários capacitados da empresa até fevereiro. O banco não poderá terceirizar os serviços dos Sesmt’s e deverá contratar profissionais por meio de concurso.

Outra pendência do acordo é a instalação dos comitês de ética para receber e apurar os casos de assédio moral. O BB vai lançar uma cartilha sobre assunto, antes do início do funcionamento dos 28 ou 29 comitês, que está previsto para o 1º semestre.  

Também na reunião, o banco foi questionado sobre a correta aplicação do reajuste adicional de 3% no piso e na tabela de cargos e salários. Os representantes do BB reconheceram que houve problemas e prometeu acertar em fevereiro. “O montante não é significativo para o banco, mas para os bancários sim; por isso queremos esse acerto logo”, ressalta Marcel Barros, secretário-geral da Contraf-CUT e coordenador da Comissão de Empresa. 

Bancários incorporados

O movimento sindical pressionou e conseguiu incluir no calendário de negociação uma mesa temática sobre Incorporação. Os funcionários dos Besc, BEP e Nossa Caixa estão com questões pendentes quanto aos planos de saúde e de previdência, à remuneração, habitualidade e verbas salariais, entre outras. 

O BB estendeu o prazo para que os bancários incorporados da Nossa Caixa tenham o curso de CPA 20. Os funcionários têm mais seis meses para obter a certificação necessária para os cargos de gestores de contas e executivos da área financeira que trabalham com investidores qualificados.


Calendário

28 de janeiro: Mesa temática de incorporação
• Habitualidades
• Plano de previdência
• Plano de saúde
• Gratificação variável
• Problemas no cálculos da folha de pagamento

3 de fevereiro: Mesa de temática de remuneração
• Discussão do PCCS
• Jornada de trabalho (6 horas)
• Definição de novo calendário

3 de fevereiro: Mesa temática de Saúde
• Discussão do SESMT
• Prevenção Gripe H1N1
• Questões relativas a saúde do trabalhador
• Violência Organizacional

24 de fevereiro: Mesa de temática de Previdência
• Utilização do superávit do Plano 1 da Previ

24 de fevereiro: Mesa temática de Terceirização
• Acordo sobre quais os cargos e as funções que podem ser terceirizados

 

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa