Caixa Economica Federal

28 de Maio de 2015 às 18:04

Fórum Condições de Trabalho da Caixa debate mais contratações, segurança e estrutura

Compartilhe



A segunda reunião do Fórum Condições de Trabalho da Caixa deste ano ocorreu nesta quarta-feira (27), na Gerência de Pessoas (Gipes BR), em Brasília. Os temas debatidos foram condições de segurança, estrutura das unidades de trabalho e a urgência de mais contratações de empregados para atuar nas agências.

A lotação insuficiente de empregados nas unidades de agências, principalmente as recém-inauguradas, foi um tema amplamente debatido na reunião. “Tal situação há muito é discutida na Caixa e até o momento não foram apresentadas soluções concretas para o problema. Enquanto isso não acontece, existe um desgaste dos empregados sobrecarregados de trabalho, indisposição entre empregado e clientes que chega até mesmo a agressões contra o bancário”, afirma Antonio Abdan, secretário de Formação do Sindicato e integrante do Fórum.

A falta de empregados associada ao aumento da demanda de atendimento resulta em desânimo, estresse e adoecimento do bancário.

O Fórum entendeu que a demanda por aumento da quantidade de empregados nas unidades deve ser remetida ao Fórum Condições de Trabalho Nacional por ser tratar de uma necessidade de todas as agências do país.

Outro assunto tratado são os problemas na estrutura do prédio da Datamec, localizado na 511 Norte. O local apresenta vários problemas. Um dos mais graves é a falta de escada de incêndio.

Segurança bancária

Também foi discutido no Fórum  o cumprimento da Lei 5086/2013, que trata da obrigatoriedade da instalação de cabines de proteção visual nas agências e postos de autoatendimento bancários do Distrito Federal. A lei visa impedir que clientes visualizem as operações que estão sendo realizadas no caixa eletrônico com o objetivo de impedir a ação de bandidos, principalmente a chamada “saidinha de banco”. Foi cobrada da Caixa a plena aplicação da legislação, inclusive com a revisão de alguns biombos instalados de forma inadequada, pois ainda permitem a visualização das operações realizadas no caixa.

O Fórum decidiu que será realizado um outro fórum específico para tratar de segurança bancária nas agências.

Além desses assuntos, a Gipes BR informou ao Fórum quanto à resolução das pendências da reunião passada. Também apresentou o plano Ação Consultiva Integrada, que, de acordo com a gerência, objetiva “a melhoria das práticas de gestão de pessoas nas unidades para facilitar o alcance dos objetivos estratégicos com resultados sustentáveis”.

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa