Banco do Brasil

9 de Fevereiro de 2026 às 09:12

Estória para te envolver no BB: o sumo do discurso da empregabilidade e do empreendedorismo

Compartilhe

Lamentavelmente, podem ter caído no “conto do vigário” muitos colegas do BB que foram atingidos, ao chegarem aos seus postos de trabalho, pelo texto assedioso: “BB constrói resultados sustentáveis impulsionados por pessoas – Capítulos escritos diariamente por mais de 120 mil funcis do Conglomerado” (publicado em 3 de fevereiro, às 6h, na AGN, veículo interno de comunicação do banco).

Foi possível refletir sobre essa tal construção “impulsionada” por pessoas? Será que as escritas das pessoas, feitas com sangue, suor e lágrimas (tudo misturado), foram percebidas pelos gestores de plantão como parte do enredo determinado pela estratégia de atender aos interesses do mercado? Cairemos no discurso da “eficiência de mercado”, o mais puro “marketing” para investidores (especuladores) famintos por 40% da fatia dos resultados do lucro líquido do BB? Será cegueira não ver os ataques aos direitos e conquistas enquanto propagam que vai melhorar para os funcis?

Quanto eufemismo para abordar o “montante” gasto com despesas com as pessoas! Tratar a nossa contrapartida na prestação de serviços como “recompensa” é um verdadeiro escárnio ou não é? Qual é o respeito com o Contrato de Trabalho, o Acordo Coletivo e a Convenção Coletiva, conquistados por lutas coletivas?

Pior ainda é “exaltar o MAD”, um verdadeiro movimento de ataque digital ao sistema de remuneração e de jornada, criando um passivo trabalhista bilionário para ser pago por gestões futuras. Usa-se a estampa de “metodologias ágeis” para priorizar, descaradamente, “entregas de valor”. Na verdade, trata-se de uma “FAKE AGILE”, ou seja, uma distorção dos princípios do Manifesto Ágil (2001) para criar estruturas hierárquicas rígidas, burocráticas e, muitas vezes, menos eficientes do que os métodos tradicionais, com foco excessivo em métricas superficiais, que não atendem ao “Conglomerado”, nem aos clientes ou aos funcis, mas apenas ao “Mercado”.

Da Redação

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa