Dirigentes e conselheiros eleitos da Cassi realizarão reunião no dia 13 de março com representantes de todos os sindicatos e entidades do funcionalismo para debater a atual situação da Caixa de Assistência e encaminhar iniciativas visando a proteção e perenidade da entidade. O encontro acontece em São Paulo, na sede da AFABB-SP (Rua Líbero Badaró, 158 - 15º andar, Centro, São Paulo), a partir das 9h.
A situação financeira da Cassi é preocupante. Os associados ativos e aposentados recolhem 3% sobre salários ou benefícios e o Banco do Brasil recolhe outros 4,5%. Este é o plano de custeio vigente desde a reforma estatutária de 1996. Nos últimos anos, os custos e as despesas com assistência médica, hospitalar e ambulatorial de todos os planos de saúde, inclusive os da Cassi, vêm crescendo mais que a inflação e o reajuste de salários e benefícios de aposentadoria, o que vem causando desequilíbrios recorrentes no Plano de Associados.
A solução proposta pelos diretores e conselheiros deliberativos eleitos foi a realização de aportes por parte do patrocinador Banco do Brasil, sem aumentar as contribuições dos associados, enquanto se implanta o modelo de Atenção Integral à Saúde, através da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que irá reduzir as despesas mantendo a qualidade no atendimento. O banco, por sua vez, propôs aumentar somente as contribuições mensais dos associados. Diante dessa situação, é necessário o envolvimento do conjunto do funcionalismo, dos sindicatos e entidades para que se encontre uma solução para o impasse.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados