Em vez de apresentar melhorias na proposta oferecida aos bancários, o BRB se deu ao trabalho de divulgar na quinta-feira (12) um comunicado informando o custo de cada funcionário do banco, e ainda fazendo uma comparação com a remuneração dos trabalhadores do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Além de representar um desrespeito aos bancários do BB e da Caixa, ao expor da forma como foi feita suas respectivas remunerações, o comunicado do banco quer induzir os funcionários a conclusões falsas. Exemplo disto é o fato de enumerar como gasto despesas com transporte, auxílio-alimentação e cesta-alimentação, cuja concessão propicia ao banco benefício fiscal. Sobre o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o banco também, propositalmente, esqueceu-se de dizer que aufere benefício fiscal ao pagá-lo. Aliás, é bom que se diga que os funcionários do BRB somente conquistaram este benefício quando foi possível esta isenção fiscal para a instituição financeira.
Em vez de expedientes desta natureza, por que a direção do BRB não explica o custo da nova estrutura, e faz um comparativo entre a remuneração de seus executivos e a de executivos de outros bancos estaduais, como do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes)?
Da Redação