
O Sindicato promoveu nesta quarta-feira (8) reunião com bancários da agência Órgãos Federais do Banco do Brasil. O principal assunto tratado foi a necessidade urgente de regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal, que trata do sistema financeiro nacional.
Desde 1988, quando foi promulgada a Constituição Cidadã, este artigo aguarda pela regulamentação. Na década de 90, durante os governos neoliberais e sob as orientações do FMI a partir do Consenso de Washington, o sistema financeiro mundial passou por um grande processo de desregulamentação, culminando em diversas crises financeiras que trouxeram prejuízos para trabalhadores em todo o mundo.
"Tentaram inclusive, a partir das premissas do Consenso de Washington, flexibilizar os direitos trabalhistas brasileiros e privatizar o Banco do Brasil. Foi a organização dos trabalhadores que impediu a concretização dessas ações neoliberais orquestradas pelo FMI e encaminhadas pelos governos tucanos. Hoje os trabalhadores da Grécia vivem situação parecida, com desemprego, tentativa de privatização de empresas públicas e retirada de direitos sociais, e estão resistindo bravamente a esses ataques. Declaramos nossa solidariedade à luta desses trabalhadores", frisou Rafael Zanon, diretor do Sindicato.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados