
O Sindicato realizou na sexta–feira 25 e nesta terça-feira 29 reunião nas agências Ministério do Planejamento, Câmara dos Deputados e Estilo Câmara do Banco do Brasil. Na pauta dos encontros, os principais problemas enfrentados pelos funcionários.
Na agência Câmara, o ranqueamento de metas esteve no foco das discussões. Os diretores do Sindicato Wadson Boaventura e Saulo Rodrigues lembraram que esse procedimento é proibido pela cláusula 35ª da Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012 e pediram aos funcionários que denunciem. “O acordo deixa claro a proibição do monitoramento de resultados e da exposição pública de ranking individual dos empregados. Os gestores que insistem em adotar essa prática devem ser denunciados”, afirma Wescly Queiroz, diretor da Fetec-CN, que também participou das visitas.
Nos encontros, os bancários também discutiram outros temas relevantes, como a luta pela jornada legal de 6 horas sem redução de salários, as ações judiciais requerendo o pagamento de 7ª e 8ª horas trabalhadas indevidamente, Plataforma de Suporte Operacional (PSO), inquéritos administrativos, cumprimento de normas, a campanha pela isenção de Imposto de Renda sobre a PLR e assédio moral, entre outros.
O Sindicato reforçou ainda que os bancários devem denunciar o assédio moral no ambiente de trabalho e orientou os funcionários a não infringirem as normas do banco, mesmo que pressionados a fazê-lo, como nos casos em que gestores coagem subordinados a trabalharem na senha de outro bancário.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados