Banco do Brasil

29 de Abril de 2009 às 14:58

Em reunião com ouvidoria interna do BB, Sindicato cobra mais efetividade no combate ao assédio moral

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O assédio moral no Banco do Brasil foi o principal assunto abordado na reunião entre representantes do Sindicato e a nova gerente da Ouvidoria Interna do banco, Vânia Venâncio, ocorrida na quarta-feira 22. Também participaram do encontro José Marcelo e José Roberto, representantes da gerência executiva responsável pelas negociações com as entidades representativas dos funcionários.

Diretores do Sindicato levaram à ouvidora os infortúnios pelos quais os funcionários são obrigados a passar quando são vítimas dessa prática perniciosa, conforme relatos colhidos entre eles. A maioria das reclamações diz respeito à sensação de impunidade com que se deparam ao fazer a denúncia - tanto à ouvidoria interna quanto a outras instâncias da empresa.

Por conta disso, o Sindicato sugeriu à ouvidoria que repasse as denúncias recebidas para apuração por parte da auditoria interna, através de abertura de inquérito administrativo. “Os casos de assédio moral devem receber o mesmo tratamento dispensado a qualquer outra falha cometida em serviço dentro da empresa: a apuração e julgamento através de interpelação administrativa”, afirma Mirian Fochi, secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato.

A Justiça do Trabalho determinou  recentemente que o BB instaure comissão na ouvidoria para julgar os casos de assédio moral, com base em entendimento de que a empresa não combate com eficácia esse mal. A ação que ensejou tal decisão foi impetrada pelo Ministério Público do Trabalho e teve a diretora do Sindicato Mirian Fochi como testemunha.

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