
Na última quinta feira, 28 de fevereiro, a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB reuniu-se com a direção da empresa em mesa temática sobre ascensão profissional, encontro que estava previsto desde a assinatura do acordo coletivo. Na reunião, iniciou-se o debate sobre a ascensão profissional na empresa. O objetivo do Sindicato é estabelecer processos seletivos com critérios transparentes e objetivos para todas as funções da empresa, eliminando assim o clientelismo e valorizando o trabalhador bancário.
 Nesta primeira reunião, o BB apresentou os modelos de seleção existentes na empresa e anunciou que irá adotar critérios mais transparentes de seleção em todas unidades estratégicas, de apoio e táticas, nas quais atualmente não existe processo seletivo. Uma primeira medida que será adotada nesses locais será a escolha entre os 20 primeiros do TAO (talentos e oportunidades) para concorrência e a inscrição por divisão ou gerência. Hoje, a inscrição é por unidade e não há recorte para seleção.
 Nas agências, o Sindicato denunciou a pressão sofrida por trabalhadores para retirarem o nome de processos seletivos, abrindo vagas para os "peixes". O BB reconheceu o problema e diz que adotará medidas para inibir essa prática.
 Diretoria de Tecnologia
 Os representantes sindicais reivindicaram processos seletivos para todas as funções da Ditec (Diretoria de Tecnologia), que passa hoje por intenso processo de reestruturação. "Mil vagas de funções estarão disponíveis na Ditec e o Sindicato reivindicou que todas elas sejam preenchidas por processo seletivo com critérios transparentes e objetivos. Nesta diretoria, já conquistamos um modelo mais objetivo que pode ser aperfeiçoado", destaca Rafael Zanon, secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato.
 O Sindicato também solicitou a manutenção e ampliação do modelo Progrid-Ditec para outras áreas, processo seletivo com provas objetivas que respeita a classificação para nomeação. 
 Próxima reunião
 Na próxima reunião, no fim de março, a mesa debaterá os critérios de ascensão na empresa.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados