Nova negociação entre o Sindicato e o BRB foi realizada nesta segunda-feira (28) para discutir o novo modelo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) a vigorar no primeiro semestre de 2012. Durante a reunião, que praticamente encerra o processo negocial, ficaram acertados os seguintes pontos:
1) Diminuição do número de paradigmas de nove para 4: grupo 1 (executivos), grupo 2 (gerência), grupo 3 (técnico), e grupo 4 (operacional);
2) Escalonamento da PLR linear da seguinte maneira: grupo 1 – 50%, grupo 2 – 60%, e grupos 3 e 4 – 70%. Os funcionários detentores de AG de caixa terão 100% de sua PLR de forma linear;
3) A parte variável será distribuída considerando 50% meta banco e os outros 50% meta unidade, sendo grupo 1 – 50% (25%/25%), grupo 2 – 40% (20%/20%), e grupos 3 e 4 – 30% (15% /15%);
4) Os percentuais de distribuição ficaram da seguinte maneira: rentabilidade de até 13,99% distribui-se 13%, de 14% a 19,99% distribui-se 15% e a partir de 20% distribui-se 18%.
Será considerado o PL (patrimônio líquido) médio dos 12 meses para efeito de cálculo da rentabilidade.
Após a apuração da rentabilidade e a definição do percentual de lucro líquido a ser distribuído, será acrescido 2% a título de PLR adicional.
“A conquista de 100% de linearidade para pós caixas é um avanço na medida em que a estes funcionários a meta que deve ser perseguida por cada um deles é o melhor atendimento possível, de forma que este trabalhador concentre-se em sua atividade, que exige dedicação absoluta, uma vez que lida com numerários e não deve se dispersar na busca de vendas de produtos”, diz o diretor do Sindicato Cristiano Severo, que também é bancário do BRB.
“A conquista da PLR adicional consolida o modelo de PLR do BRB como o melhor do conjunto da categoria. Com esta nova formatação, o banco distribuirá, no mínimo, 15%, podendo chegar a 20% do lucro líquido a título de PLR”, acrescenta o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio, também bancário do BRB.
Assembleia
Os mecanismos para distribuição da PLR permanecem iguais ao acordo em vigor, referente ao 2º semestre de 2011.
O novo modelo de PLR será parte aditiva ao acordo coletivo 2011/2012. Dessa forma, é necessária a realização de assembleia para deliberar sobre o assunto. O Sindicato convocará brevemente assembleia para esta finalidade.
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados