A primeira rodada de negociação entre o Sindicato e o BRB ocorreu nesta quinta-feira (25). Na ocasião, a comissão de negociação do banco apresentou as seguintes respostas às reivindicações dos bancários:
1) prorrogação do atual acordo até que seja assinado o novo.
2) utilização da convenção coletiva nacional como parâmetro mínimo para a negociação com o BRB.
3) compromisso de apresentação ainda na primeira quinzena de setembro dos seguintes pontos do Plano de Cargos e Salários (PCS) para discussão: solução para a questão da 7ª e 8ª horas para os cargos comissionados que se enquadrarem nestas condições, e proposta de PCS para a carreira dos advogados.
Além destes itens, o banco sinalizou com a antecipação da criação dos cargos de orientador de autoatendimento para todos os PA’s e de gerente administrativo para pelo menos 25 agências, a partir de 1º de setembro de 2011.
“Estas funções seriam, a princípio, criadas com o novo PCS, porém, atendendo à reivindicação do Sindicato, o banco se propôs a efetivá-las agora em setembro”, diz Cida Sousa, diretora do Sindicato e funcionária do BRB.
A ocupação destas funções será feita, em um primeiro momento, em caráter de substituição, até que se realize processo seletivo interno para ocupação definitiva das mesmas.
“A primeira negociação aponta positivamente, uma vez que o banco, que outrora apresentava dificuldade em seguir à Fenaban, agora aceita estabelecer aquela base como parâmetro para a negociação”, observa Cristiano Severo, também diretor do Sindicato e funcionário do BRB.
“Embora o PCS ainda esteja em discussão, soa positivamente a antecipação de itens importantes a serem contemplados o mais rápido possível, tais como uma solução para a questão da 7ª e 8ª horas”, destaca Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato e funcionário do BRB.
Próxima negociação
Nova rodada de negociação ficou agendada para a próxima sexta-feira 2 de setembro, às 10h, ocasião em que o banco se comprometeu em apresentar uma resposta a todos os itens da pauta específica.
“A negociação começou bem. Esperamos que assim continue e que os funcionários sejam contemplados com uma proposta que os atenda, consolidando assim uma postura da atual diretoria que contribua para o resgate da auto-estima do conjunto dos trabalhadores do BRB”, observa André Nepomuceno, secretário-geral do Sindicato e funcionário do BRB.
Representaram o Sindicato na negociação os diretores André Nepomuceno, Antonio Eustáquio, Cida Sousa e Cristiano Severo.
Pelo banco, compõem a comissão de negociação o superintendente da Sugep, Célio do Prado, as advogadas Marina Coelho e Juliana Xavier, além da superintendente da Suseb, Cristiane Maria Lima.
PLR
Na iminência de divulgação de seu balanço referente ao primeiro semestre de 2011, o Sindicato solicita ao BRB a antecipação do pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Mobilização deve continuar
Embora o primeiro contato com o BRB tenha sido positivo, o Sindicato alerta os funcionários para que se mantenham mobilizados e atentos às negociações tanto da pauta específica quanto da negociação nacional e se coloca à disposição para discussão da campanha. Qualquer unidade do banco que quiser agendar uma reunião com os dirigentes sindicais basta ligar para o Sindicato (3262-9090).
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados