Representantes dos trabalhadores e do Banco do Nordeste (BNB) se reuniram na sexta-feira (16) para discutir Participação nos Lucros e Resultados (PLR), terceirização e as mesas temáticas de saúde e de previdência. Representando o Sindicato, a diretora Talita Régia entregou ofício pedindo esclarecimentos a respeito de boatos sobre o fechamento da agência de Brasília.
O Sindicato é contra o fechamento da agência de Brasília por entender que o Banco do Nordeste é a maior instituição da América Latina voltada para o desenvolvimento e participa como órgão executor de políticas públicas do governo. Logo, é de suma importância a presença do BNB na capital federal. Leia aqui a íntegra do ofício.
“Defendemos a atuação dos bancos públicos, pois contribuem para o desenvolvimento econômico e social do país”, ressalta Talita Régia.
PLR
Durante a negociação, o BNB informou que pretende distribuir R$ 2,6 milhões a título de PLR referente ao pagamento da segunda parcela de 2011. O valor R$ 419,61 será pago linearmente para a maioria dos funcionários da instituição.
Os representantes dos trabalhadores também cobraram do banco a apresentação dos estudos de impacto de um plano de previdência. Foi solicitado levantamento, acompanhado por grupo de trabalho, relacionados à Caixa de Assistência dos Funcionários do BNB (Capef).
Em relação à terceirização, banco informou que pretende substituir dentro de dois anos mais de 50% dos funcionários terceirizados por bancários.
O Sindicato e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) também encaminharam outro ofício solicitando nova reunião com o BNB para tratar do fechamento da agência em Brasília.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas