Caixa Economica Federal

19 de Janeiro de 2016 às 20:15

Em ato, Sindicato comemora 155 anos da Caixa e exige mais contratações

Compartilhe



O Sindicato realizou um ato em frente ao prédio do Matriz I da Caixa Econômica Federal, nesta terça-feira (12), para comemorar os 155 anos de existência da empresa e reforçar a mobilização contra o PLS 555/2015, que abre o capital das estatais, e por mais contratações. Entidades do movimento sindical e associativo de diversos Estados do país e concursados aprovados participaram do evento, que teve início por volta do meio-dia e se estendeu até as 14h.

Todos os representantes dos trabalhadores destacaram, em suas falas, a importância da data comemorativa de aniversário da Caixa, “que tem um papel social relevante no país”, mas deixaram claro que o momento é de mobilização contra as ameaças ao banco, através do PLS 555, em tramitação no Senado Federal, e por mais contratações. Também exaltaram os empregados ativos e aposentados da empresa, “os verdadeiros merecedores das homenagens”.

“Estamos aqui, todos reunidos, por um motivo mais que especial, que é o aniversário da Caixa, um banco 100% público, mas que vem sofrendo ameaças de abertura de capital. Mas estamos atentos aos ataques contra o seu patrimônio e não vamos permitir esse retrocesso para o Brasil”, afirmou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo. E parabenizou os empregados, lembrando que eles não medem esforços para honrar o banco que trabalham, “apesar dos ataques liberais que a empresa sofre”.

Diretor da Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e da Contraf-CUT, Enilson da Silva assegurou seu orgulho em trabalhar numa empresa centenária, “que desde a época do Império vem desenvolvendo um papel fundamental para a sociedade brasileira”. Mas reforçou que empregados da Caixa são os verdadeiros merecedores dos cumprimentos nesta data.

Antonio Abdan, diretor de Formação do Sindicato, também enalteceu os empregados ativos e aposentados, “que transformaram a Caixa numa das maiores e principais empresas desse país, responsável pela política pública do governo, de vital importância ao processo de distribuição de renda”.

“Temos que comemorar esta data, mas também ficar vigilantes com o PLS 555, que tramita no Senado”, ponderou Fernando Neiva, conselheiro eleito de Administração da Caixa, ao reafirmar seu orgulho em fazer parte da empresa, “juntamente com os demais 97 mil empregados”.

Jacy Afonso, secretário de Formação da Fetec-CUT/CN, defendeu a Caixa 100% pública e elogiou a iniciativa do Sindicato que, “desde a posse da presidenta da Caixa, Miriam Belchior, vem realizando atos contra a abertura de capital da empresa”. E alertou que há outras formas de ameaça, além do PLS 555. “Abrir capital de suas subsidiárias também é uma forma de privatizar”.

Deputada federal e empregada da Caixa, Erika Kokay lembrou que, há 155 anos, essa empresa foi criada para receber depósitos de escravos em busca de alforria, de pequenos comerciantes e brasileiros mais humildes. Ela ressaltou que “a empresa tem a cara do povo brasileiro e representa um patrimônio dos mais valiosos”. A parlamentar cobrou a contratação dos concursados e reafirmou a necessidade de derrotar o PLS 555.

Gratidão aos empregados

“O Brasil precisa de uma Caixa 100% pública, forte e social”, ressaltou o secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo, que também é empregado da Caixa, ao destacar “a gratidão eterna a quem constrói, dia após dia, essa empresa”, referindo-se aos empregados, seus colegas, a quem ele não economizou elogios.

Na ocasião, Wandeir lamentou o fato de uma agência localizada nas proximidades do Matriz I, funcionar nesta terça-feira (12) com apenas cinco empregados. Ele assegurou que o Sindicato tomará providências necessárias para evitar que isso se repita.

Abaixo-assinado

Durante o ato, que teve apresentação musical da banda Felipe Merega e corte simbólico do bolo de aniversário e distribuição aos presentes, foram coletadas assinaturas para o abaixo-assinado que exige que a Caixa retome as contratações. A meta é chegar a 100 mil até o final de janeiro.

Os concursados presentes informaram que, juntamente com demais aprovados do país, iriam fazer um tuitaço para forçar a Caixa a convocá-los. A orientação da comissão de aprovados é de que fossem usadas as hashtags #maisempregadosjá #chamacaixaaprovados2014 e #lutopelafaltaderespeitoaoconcursopublico.

No Twitter devem ser marcados os perfis da Caixa (@Caixa), da presidenta Dilma Rousseff (@dilmabr), da Fenae (@sigafenae) e do Ministério Público do Trabalho no DF e Tocantins (@MPTDFTO). 

O Sindicato realizou um ato em frente ao prédio do Matriz I da Caixa Econômica Federal, nesta terça-feira (12), para...

Publicado por Sindicato dos Bancários DF em Terça, 12 de janeiro de 2016

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa