Insatisfeitos com a demora na convocação e a falta de informações e de transparência do Banco do Brasil sobre o concurso de 2012, dezenas de aprovados no certame realizaram grande ato nesta sexta-feira (5), no Setor Comercial Sul, em frente à agência da instituição financeira, para cobrar agilidade nas contratações. Dos 2.558 aprovados na seleção em Brasília, apenas 294 foram chamados.
“Cadê o respeito com os aprovados, funcionários do banco e a população? As filas estão quilométricas, vários funcionários se aposentando e poucos bancários para atender a demanda. Não há dúvidas da necessidade de mais contratações. O banco tem que chamar”, frisou uma das aprovadas no concurso.
A manifestação pacífica contou com faixas e panfletos denunciado a situação caótica do BB. O déficit de funcionários é tão grande que bancários chegaram a ser agredidos fisicamente em várias agências do Distrito Federal.
“As agressões aos funcionários do BB não é normal. Isso está acontecendo porque o número de bancários é insuficiente e ficam todos expostos ao estresse. Nós queremos trabalhar e ajudar a melhorar as condições de trabalho dos funcionários. Queremos oferecer um atendimento de qualidade para clientes e usuários”, afirmou outro aprovado no certame.
Diante da comprovada necessidade de novos funcionários para o BB, os aprovados entraram em contato com diversos departamentos do banco para saber o motivo da lenta convocação. Até o momento, o banco não se pronunciou sobre o assunto.
A validade do certame termina dia 13 de maio e os aprovados temem que o BB não realize novas convocações e não prorrogue o prazo por mais um ano. Para pressionar o banco a convocar os aprovados, o caso foi denunciado ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
O Sindicato dos Bancários de Brasília também apoia a luta por mais contratações e tem feito visitas a parlamentares, órgãos do governo e ao MPT, entre outras entidades, para mostrar a desvalorização dos funcionários do BB.
População quer mais qualidade no atendimento
Também insatisfeitos com a falta de funcionários nas agências do BB, clientes e usuários apoiaram a manifestação dos aprovados por mais agilidade nas contratações. “Eu sempre demoro nas filas quando preciso utilizar os serviços no Banco do Brasil e concordo plenamente que há necessidade de mais funcionários”, destaca Tadeu Queiroz, analista financeiro e cliente do banco.
O concurso foi realizado em 25 de março do ano passado e até o momento menos de 10% dos aprovados foram convocados. Em Brasília, só ocorreram duas posses relativas ao concurso, agora em 2013.
Confira, abaixo, a repercussão do ato:
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados