Começa no próximo dia 3 e vai até 7 de junho (segunda a sexta) a votação que vai escolher o novo representante do funcionalismo no Conselho de Administração do Banco do Brasil, uma conquista dos trabalhadores e do movimento sindical. 
O Sindicato abrirá espaço no site da entidade para divulgar a candidatura de todos os bancários sindicalizados da base territorial de Brasília, que devem encaminhar para o email carefbb@bancariosdf.com.br currículo com foto e as suas propostas. Os textos encaminhados deverão respeitar o limite de 1.300 caracteres (incluindo espaços). 
O processo de inscrição já foi encerrado e foram registradas cerca de 600 candidaturas em todo o Brasil. 
Composição
O Conselho de Administração do BB, além do futuro representante do funcionalismo, será composto por dois representantes eleitos pelos acionistas minoritários, por quatro representantes da União (sendo um indicado pelo ministro do Planejamento e três pelo ministro da Fazenda) e pelo presidente do Banco do Brasil. Pela lei, o representante dos trabalhadores não pode participar de reuniões que deliberem sobre salários e benefícios dos funcionários, mas a representação dos trabalhadores está lutando para derrubar esse impedimento.
Eleição é vitória dos trabalhadores
Os trabalhadores do BB já tiveram um representante no Conselho de Administração no período entre 1993 e 2001, conhecido como Garef (Gabinete do Representante dos Funcionários). A representação foi extinta pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 19 de dezembro de 2012, foi conquistada, após intensa luta da CUT e sindicatos filiados, inclusive o de Brasília, a alteração da composição do Conselho de Administração do BB de forma a permitir a eleição de um representante do funcionalismo para a mais importante instância decisória da instituição financeira federal.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados