Banco do Brasil

3 de Abril de 2007 às 10:53

Economista lança livro no Sindicato e discute o papel dos bancos públicos

Compartilhe

Em parceria com a Fundação Perseu Abramo, o Sindicato promoverá no dia 24 de abril, no Teatro dos Bancários, o lançamento em Brasília do livro A Dualidade Contemporânea no Brasil-Estratégias para
financiar um novo ciclo virtuoso e duradouro de crescimento, do economista Cézar Manoel Medeiros, ex-professor da Universidade Federal de Minas Gerais e funcionário aposentado do Banco do Brasil.

Em parceria com a Fundação Perseu Abramo, o indicato promoverá no dia 24 de abril, no Teatro dos Bancários, o lançamento em Brasília do livro A Dualidade Contemporânea no Brasil-Estratégias para financiar um novo ciclo virtuoso e duradouro de crescimento, do economista Cézar Manoel Medeiros, ex-professor da Universidade Federal de Minas Gerais e funcionário aposentado do Banco do Brasil.

Coordenador do processo de conglomeração do Banco do Brasil após o fim da conta-movimento, no governo Sarney, e um dos criadores da antiga Fundec, Cézar Medeiros conhece profundamente o sistema financeiro e o funcionamento da economia brasileira. E tem idéias ousadas sobre o papel que os bancos públicos deveriam desempenhar para fazer o Brasil crescer com distribuição de riqueza.

“O autor propõe um novo padrão de financiamento de investimentos de longo prazo,

especialmente de projetos estratégicos em infra-estrutura da nova política industrial, tecnológica e de comércio exterior; de adensamento e enobrecimento de cadeias intersetoriais e de novos programas prioritários para acelerar o processo de inclusão social”, escreve na apresentação do livro o ministro Tarso Genro, da Justiça.

“Este livro — acrescenta no prefácio Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome — é muito oportuno ao apresentar com brilhantismo uma importante reflexão acadêmica e um conjunto prático de proposições que têm a distribuição da riqueza e da renda e a inclusão social como pré-requisitos centrais para a implantação de um novo ciclo virtuoso e duradouro de desenvolvimento.”

A Dualidade Contemporânea... é o segundo livro de Cézar Medeiros. O primeiro foi Banco Universal Contemporâneo, que reproduz sua tese de doutorado sobre o uso da conglomeração financeira como agentes de fomento, sem prejuízo da atuação comercial. O economista também foi consultor da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, organismo da ONU) e da Fundação João Pinheiro.

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa