Banco do Brasil

1 de Junho de 2012 às 00:00

Discurso de posse de Mirian Fochi

Compartilhe

Ilustríssimos ....   Familiares, Senhores e Senhoras, que nos honram com as suas presenças, bom dia!

Sentimo-nos extremamente honrados pela escolha feita pelos associados da CASSI.  Agradecemos a confiança que cada um e cada uma depositaram em nós. Sabemos da responsabilidade que assumimos e das obrigações que temos perante todos os que representamos. Sabemos também da grande expectativa  que há em torno do nosso mandato.

Primeira mulher sindicalista a assumir a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes desta Caixa de Assistência, assumo este cargo com o compromisso já manifesto no nome da nossa chapa: Cuidar da Cassi pra Cassi Cuidar de Você.

É nosso desafio, portanto, trabalhar incansavelmente para tornar a Cassi bem próxima de vocês, associados, mas também dos prestadores e funcionários. Precisamos de uma Cassi ágil e resolutiva para todos.  Trabalharemos como nós, do movimento sindical, sempre fizemos: em defesa dos interesses dos associados da CASSI.

Prezamos extremamente pelo diálogo franco, sincero e comprometido. Não nos esquivaremos a debater assuntos polêmicos e do interesse dos associados. Priorizaremos sempre o debate das questões e a busca de soluções que envolvam e venham a beneficiar a maioria. Não seremos, portanto, defensores de interesses de poucos nem de privilégios de alguns.

Por isso, construiremos um calendário de debates e uma relação aberta e de constante diálogo com os Conselhos de Usuários, as entidades do funcionalismo e dos aposentados e com o movimento sindical. Expressamos nossa gratidão a estas entidades. Durante toda a sua história foram responsáveis por avanços e conquistas que melhoraram a qualidade de vida não apenas dos funcionários do BB e associados da CASSI, mas de toda a classe trabalhadora.

Trabalharemos em harmonia com todos os Órgãos da CASSI: Diretoria, Conselhos Deliberativo e Fiscal e seus representantes eleitos ou indicados. Sabemos da importância do patrocinador e seus representantes e não mediremos esforços para, juntos, buscarmos soluções cujo resultado seja o melhor para todos.

Contribuiremos para que tenhamos, cada vez mais, funcionários altamente qualificados, comprometidos e que prestem o melhor atendimento possível dado a um ser humano em momentos tão difíceis como os que envolvem o nosso estado de saúde ou o de nossos entes queridos. Conto com eles, com seu profissionalismo e capacidade técnica, pois dados confiáveis e análises amplas, tornam mais fácil a missão de tomar decisões acertadas.

Inúmeras são as adversidades em atuar no mercado de saúde e conhecemos nossas limitações, especialmente quanto às receitas. Somos uma instituição que não visa ao lucro, mas apenas o bem estar dos nossos participantes. Mesmo assim, recebemos tratamento muitas vezes com rigor incompatível por parte dos prestadores de serviços, órgãos reguladores do governo e da justiça, e até mesmo da opinião pública.

Esta é uma discussão que pretendemos levar para dentro dos três poderes com a ajuda do movimento sindical e entidades representativas dos associados, pois não ficaremos de braços cruzados contemplando este cenário e esperando que as coisas se resolvam por si sós. Entendemos que devemos participar dessa luta em favor dos planos de autogestão e seus associados.

O princípio maior a ser respeitado é a solidariedade. Foi esse princípio que deu origem à Cassi. E a solidariedade que leva os trabalhadores às vitórias contra as injustiças. E é esse princípio que mantém viva a nossa missão, enquanto trabalhadores, de assegurar atenção integral à saúde para uma vida melhor dos participantes.

Peço licença agora, para passar da razão à emoção, pois não poderia deixar de citar e agradecer a pessoas que tiveram e tem importância especial na minha vida. Obviamente, a ordem em que serão citadas não significa maior ou menor importância, pois todas foram simplesmente IMPRESCINDÍVEIS  para eu chegar até aqui:

Agradeço a Deus, por tudo. Aos meus pais (já falecidos, mas sempre presentes em meu pensamento) pela herança de Princípios e Valores que me deixaram como legado.

Agradecer a minha irmã Nice que, em 1982, dividiu seu miserável salário comigo para que eu pudesse me dedicar aos estudos em busca da realização de um sonho: ser aprovada no concurso do BB.

À minha irmã Nite que em 1992 abriu mão de seu emprego para se dedicar aos cuidados do meu filho César, possibilitando-me melhorar minha condição profissional.

Ao meu marido, além do meu amor quero expressar minha profunda admiração. Sua compreensão e apoio incondicional sempre foram a minha grande força, especialmente quando, sentindo-me impotente diante de tantas demandas, pensava em desistir...

Quero agradecer aos meus filhos César Augusto e Ana Flávia pela compreensão, pelo esforço pessoal e maduro, apesar da pouca idade, de lidarem com a ausência constante da mãe mesmo quando fisicamente estava em casa... Em alguns dos momentos mais importantes da vida de vocês eu não estava presente. Por isso, quero pedir desculpas, mas ao mesmo tempo avisar que isso ainda vai continuar por alguns anos.

Não poderia deixar de agradecer a todas as forças políticas que compuseram a nossa chapa, bem como a todos e a todas que trabalharam na campanha, por entender que nossas propostas e nosso  compromisso é o que melhor expressa os anseios dos associados.

Encerro expressando o mais profundo reconhecimento ao movimento sindical bancário que diuturnamente, num confronto desigual entre capital e trabalho, luta e avança estabelecendo novos paradigmas para toda a classe trabalhadora.

Para homenageá-los e a todos e  todas que lutam por um mundo melhor,  pois acreditam que outro mundo é possível, peço licença ao povo do meu Rio Grande amado para utilizar uma estrofe do nosso lindo hino que diz o seguinte:


Mostremos valor, constância,
Nesta ímpia e injusta guerra,
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda a Terra.

 

Obrigada!
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa