

Representando o Sindicato, o diretor Rafael Zanon participou do XVI Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão da Anapar, realizado em Brasília, nos dias 28 e 29 de maio.
“Esta é uma excelente oportunidade para refletir sobre os desafios que teremos que superar para garantir o futuro da previdência social e assegurar às novas gerações o direito de usufruir desses benefícios” analisou Zanon.
Na ocasião, os participantes de fundos de pensão debateram o incentivo à previdência complementar, a sustentabilidade da previdência social, a rentabilidade dos investimentos, as perspectivas de geração de benefícios dos planos de contribuição definida (CD) e contribuição variável (CV) e a atuação dos representantes dos participantes na gestão dos fundos de pensão.
Como principal palestrante, o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, defendeu o modelo brasileiro de previdência e conclamou os participantes do encontro a se engajarem na fiscalização. “Precisamos do compromisso de todos vocês, que contribuem com os fundos, pois uma construção sólida é feita em parceria”, afirmou.
O evento contou, ainda, com a participação do secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social (MPS), Jaime Mariz, e do diretor-superintendente da Previdência Complementar Fechada do MPS (Previc), Carlos de Paula. Professores universitários, especialistas em previdência, dirigentes de fundos de pensão, atuários, consultores e advogados também contribuíram para o debate.
No segundo dia do Congresso, foi realizada a assembleia geral da Anapar, que debateu e deliberou sobre o balanço e relatório de atividades referentes ao exercício de 2014, o orçamento para o exercício de 2015 e o plano de ação para 2015, entre outros assuntos de interesse dos associados.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados