A diretoria do Sindicato dos Bancários de Brasília se posicionará sobre apoio a alguma chapa de candidatos nas eleições da Anabb somente após a resolução da difícil campanha salarial que está em andamento. Não houve ainda qualquer reunião da diretoria para deliberar sobre esse tema. Portanto, a diretoria alerta a categoria que aqueles candidatos ou chapas que divulgam em seus materiais de campanha terem apoio de alguns sindicatos não têm autorização alguma para falar em nome do Sindicato de Brasília.
Em função da longa greve tanto da nossa categoria como a dos funcionários dos Correios, o Sindicato entende que tanto a divulgação do processo eleitoral da Anabb como a disseminação dos currículos e propostas dos candidatos aos Conselhos Deliberativo e Fiscal e a diretores regionais da entidade estão completamente prejudicados. É por isso que o Sindicato pede a suspensão imediata da eleição.
Com a paralisação dos Correios, o envio do jornal sobre os candidatos e das cédulas de votação para a casa dos 99 mil associados em condições de voto foi profundamente atingido. É bem possível que a publicação só seja entregue após o período de votação em várias localidades, já que é grande quantidade de correspondências acumuladas. A eleição coincide inexplicavelmente também com o período de Campanha Nacional dos Bancários, que, obviamente, retira a atenção necessária dessas eleições.
“Com a greve, que envolve fortemente os bancários do BB, e sem as informações fundamentais do processo e dos candidatos, as eleições passam até despercebidas. Por isso, o Sindicato pede a suspensão do processo eleitoral. Seria de bom senso paralisar o processo para que fosse realizado de forma democrática e transparente, com ampla comunicação e debate. Eleições feitas sem transparência não atendem as necessidades da categoria, que pode ter direitos prejudicados por gente mal intencionada”, adverte Eduardo Araújo, diretor do Sindicato e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.
A divulgação pela internet e a votação por meio eletrônico não garantem transparência e democracia necessárias, na opinião do Sindicato. Isso porque menos de 70% dos associados cadastraram seus e-mails na Anabb e, mesmo assim, apenas 15% deles abrem as mensagens eletrônicas da entidade, segundo informam membros do Conselho Deliberativo. Não bastasse isso, apenas 8,5 mil associados, nem 10% dos que estão em condições de voto, se cadastraram para votar pela internet.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados