Veja os trechos mais importantes dos pronunciamentos dos parlamentares e do presidente da Associação dos Aposentados do BRB:
Deputada Erika Kokay (PT)
![]() | "Esta frente se constitui hoje como um compromisso dos parlamentares desta Casa para que defendamos esse banco que é do povo de Brasília, mas também para que possamos dialogar com outros setores que precisam se somar a nós para que tenhamos a segurança de que o BRB continue sendo de Brasília". |
Deputado Alírio Neto (PPS)
"Fiquem tranqüilos, porque, na pior das hipóteses, para aceitarmos a privatização [do BRB], ela terá que passar pelo Poder Legislativo. E aqui teremos a oportunidade, caso isso aconteça, de fazermos um debate visando defender, principalmente, os trabalhadores daquela instituição".
Deputada Eurides Brito (PMDB)
"Eu não entendo e não aceito que o BRB precise ser desfeito por outra corporação. É uma forma também de um capitalismo sanguinário, porque é o povo do Distrito Fe-deral que perderá o seu comando sobre o que realmente é nosso".
Deputado Wilson Lima (PR)
"O BRB foi o primeiro banco a dar o exemplo para Brasília do cumprimento da lei das filas, do respeito aos cidadãos, não apenas como usuários, mas como necessitado de ser acolhido por um banco do governo".

Deputado Chico Leite (PT)
"O primeiro requisito é de que não admitimos a privatização. O segundo é que o tratamento com servidores e servidoras não pode ser o da lógica material, nunca. Não vamos admitir isso".
Deputado Dr. Charles (PTB)
"Se o BRB é um banco que dá lucro, que financia as pequenas empresas do DF, que atende a todos nós, funcionários públicos há anos, que tem uma carteira excepcional, por que se privatizar este banco?"
Deputado Rôney Nemer (PMDB)
"Quando dizemos que queremos que o BRB seja um banco público, acho que está pouco. Temos que ser claros e dizer que queremos o BRB como sempre esteve, dando lucro".
Deputado Reguffe (PDT)
"O BRB precisa atender o pequeno [cliente]. E esse é o seu papel. Por isso eu sou contra a privatização do banco e por isso quero prestar a minha solidariedade a vocês [bancários]".
Deputado Brunelli (DEM)
"O povo do Distrito Federal pagou um alto preço para que hoje o BRB seja uma instituição forte, pujante. Não precisamos desmontar essa instituição, pelo contrário".
Deputada Eliana Pedrosa (DEM)
"Os senhores podem ter certeza de que esta Casa não abrirá mão da discussão, do apoio a todos os funcionários e dessa instituição, que faz parte da história do Distrito Federal".
Deputado Aylton Gomes (PMN)
"Se tiver que melhorar, vamos lutar para que isso aconteça! Mas acabar, privatizar, não cabe porque o BRB é um banco do povo, que presta um serviço para a comunidade carente, e também para os grandes clientes".
Deputado Rogério Ulysses (PSB)
"A Câmara Legislativa fez um grande serviço ao marcar posição contra a privatização do BRB".
Luiz de Oliveira, presidente da Associação dos Aposentados do BRB
O BRB é a cara de Brasília. O BRB sempre trabalhou para o social, para as áreas de serviço, indústria e comércio. Se a folha [de pagamento] for transferida, o servidor pagará muito mais, terá muito mais custo para movimentar sua conta, para receber seus vencimentos.
Clique aqui para ver a íntegra das notas taquigráficas do lançamento da frente parlamentar em defesa do BRB.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados