Embora o Sindicato dos Bancários de Brasília não seja o representante dos funcionários da Cartão BRB, os trabalhadores daquela empresa coligada tem procurado a entidade para denunciar a prática contumaz de assédio moral praticada por parte da diretoria da Cartão, o presidente da empresa, Ralil Salomão, e o diretor de Informática, Humberto Coelho.
Aliás, paira no banco uma dúvida sobre como o diretor Humberto foi acomodado na diretoria da Cartão BRB, pois o que se comenta no banco é que ele foi alçado à condição de vice-presidente do BRB no governo Agnelo, pela relação política que tem com o ex-deputado e agora Conselheiro do TCDF Paulo Tadeu.
A maioria dos funcionários do banco considera estranha a permanência de figura tão próxima a Agnelo na estrutura diretiva das empresas do conglomerado BRB, pois Humberto, além de, segundo se comenta, não apresentar currículo adequado para o cargo, foi linha de frente da campanha à reeleição de Agnelo, tendo, inclusive, tirado férias do banco às vésperas do pleito para se dedicar “de corpo e alma” para tentar reeleger Agnelo, projeto que se frustrou.
No entanto, o que se viu foi a permanência dele na estrutura diretiva do conglomerado, o que causou surpresa. Comenta-se “à boca miúda” nos corredores do Edifício Brasília que a acomodação de Humberto seria para “satisfazer” Paulo Tadeu, agora conselheiro do TCDF, com poder para “atrapalhar” Rollemberg.
Quanto à questão do assédio, o Sindicato condena veementemente o comportamento e buscará a Federação dos Trabalhadores no Comércio, responsável pela representação dos trabalhadores da empresa, no intuito de, Sindicato e Fetracom juntos, buscarem mecanismos para coibir a prática denunciada.
Por fim, o Sindicato estranha o silêncio da direção da Cartão BRB sobre um pedido de reunião para discutir a representação dos funcionários daquela empresa. Os funcionários já demonstraram a intenção de serem representados pelo Sindicato dos Bancários de Brasília. O Sindicato já discutiu o assunto com a Federação dos Trabalhadores no Comércio, que concorda com o pleito dos funcionários da Cartão. Porém, a diretoria da empresa até hoje não respondeu a um ofício do Sindicato solicitando uma reunião, embora o ofício tenha sido enviado ainda em 2015.
Diante da demora da direção da Cartão BRB em responder, o Sindicato está buscando a intermediação da Secretaria de Relações do Trabalho do DF para solucionar esta questão.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas