Abordagem do contencioso judicial realça indisposição da Chapa 2 para pressão sobre a Caixa. Chapa 3 ressalta necessidade de posicionamento firme dos eleitos com respaldo na mobilização dos participantes
O debate entre as chapas inscritas para as eleições de diretores e conselheiros da Funcef, realizado nesta terça-feira (27), na sede da Fundação, contou com a participação de candidatos das chapas 2 e 3. Os candidatos pela chapa 1, exatamente aqueles que concorrem à reeleição, deixaram de comparecer, numa demonstração de desapreço pelo processo democrático e descaso em relação ao participante na sua busca por informação e esclarecimentos.
Foram debatidos assuntos que afetam o presente e futuro da Fundação e seus participantes, com destaque para equacionamento de déficit, políticas de investimentos, contencioso judicial, Fundo de Revisão de Benefícios (FRB), incorporação do REB ao Novo Plano, entre outros. As abordagens a respeito do contencioso e do FRB foram as que melhor evidenciaram as diferenças entre as duas chapas presentes ao debate.
Em relação ao contencioso, a Chapa 2 – Juntos pela Funcef, manifestou entendimento de que não interessa muito saber de quem é a responsabilidade pelo passivo gerado, que cresce progressivamente. Integrantes da chapa chegaram a dizer que ação judicial contra a Caixa é pouco relevante para a busca de solução do problema. Contraditoriamente, sugerem que a Funcef chame para si a responsabilidade de encarar as ações judiciais geradoras do contencioso. “Trata-se de um voluntarismo completamente descolado da fundamentação técnica e do enfrentamento coletivo que o problema requer”, observa a diretora do Sindicato Fabiana Uehara.
A Chapa 3, Chapa do Participante – Caixa Pública, Funcef Forte atribui inteira responsabilidade da Caixa pelo contencioso e entende que a solução do problema passa por posicionamento firme e por iniciativas concretas por parte dos eleitos, sempre em sintonia com as mobilizações dos participantes e suas entidades representativas.
Para a Chapa 2, o FRB não se constitui em conquista de fato relevante. O entendimento é de que a formação de reserva de contingência e de reserva especial deve ser prioridade face à distribuição de resultado com reajustes reais para os benefícios.
A Chapa 3 considera o FRB uma conquista dos participantes e se compromete com a sua defesa. Para a Chapa do Participante, a garantia de reajuste deve ser mantida para evitar que resultados superavitários venham a ser revertidos também para a patrocinadora. “Não fosse esse instrumento, os superávits alcançados no passado teriam sido apropriados também pela Caixa e a situação dos participantes hoje seria ainda mais penosa”, lembra Fabiana Uehara.
Sindicato apoia a Chapa 3
O Sindicato definiu apoio à Chapa 3, a Chapa do Participante – Caixa Pública, Funcef Forte, cuja proposta é trabalhar de forma independente e autônoma, reforçando a capacidade de luta pela manutenção e ampliação de direitos de todos os participantes da Fundação.
A Chapa do Participante combate a falta de transparência e as medidas danosas tomadas pela diretoria da Funcef com anuência dos atuais diretores e conselheiros eleitos. A Chapa 3 é composta por pessoas dos diversos segmentos de trabalhadores da Caixa e tem o apoio das entidades sindicais e associativas comprometidas com os interesses dos participantes da Fundação.
Como votar na Chapa do Participante
As eleições para a Funcef acontecem nos dias 2,3 e 4 de abril. Este ano, o voto dos participantes será, exclusivamente, pelo Autoatendimento no site ou aplicativo da Funcef - não haverá possibilidade de votar por telefone ou pelo SISRH da Caixa.
Para votar, os participantes ativos e aposentados deverão, obrigatoriamente, cadastrar um e-mail ou atualizar o cadastro na Funcef. O registro é necessário para gerar a senha de acesso ao autoatendimento.
Como criar sua senha
1) Acesse www.funcef.com.br
2) Na página principal, na parte de cima, ao lado da ferramenta de busca, clique em “Cadastrar senha”
3) Informe CPF e data de nascimento
4) Responda às perguntas de segurança
Como desbloquear sua senha na Central de Atendimento
De acordo com as informações disponíveis no site da Funcef, se você se lembra da sua senha, mas ela está bloqueada, é preciso ligar para a Central de Atendimento da Funcef (0800 706 9000) e solicitar o desbloqueio. A Funcef garante que esse serviço está disponível sem fila de espera pelo canal telefônico. Veja como fazer:
1) Ligue para 0800 706 9000
2) Digite a opção 1
3) Informe seu CPF
Desbloqueio ou alteração da senha no site da Funcef
Conforme as orientações disponíveis no site da fundação, os procedimentos são os seguintes:
1) Acesse www.funcef.com.br
2) Na página principal, na parte de cima, ao lado da ferramenta de busca, clique em “Esqueci a senha”
3) Informe CPF e data de nascimento
4) Responda às perguntas de segurança
5) Após todas as confirmações, o sistema informará o seu “lembrete de senha”, caso você já tenha cadastrado essa informação
6) Se a partir do lembrete você recordar a senha, clique em “Sim” e acesse o Autoatendimento normalmente
7) Caso contrário, clique em “Não” e receba um e-mail da Funcef com o link de onde você poderá cadastrar a nova senha
8) Se não receber o e-mail, verifique na lixeira ou na caixa de spam
9) Se o e-mail não estiver cadastrado ou estiver incorreto, entre em contato com o Fale Conosco e acesse a opção “Participante”
10) No formulário, marque a opção “Consulta”, selecione o assunto “Cadastro” e preencha os outros dados. No campo “mensagem”, informe o seu e-mail corretamente.
11) Anote o número de protocolo e aguarde. A Funcef afirma que resolverá a demanda com urgência, mas não define prazo. Para conferir o andamento, entre em contato por meio do 0800 706 9000.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas