
Os  bancários do Banco do Brasil estão vivendo uma verdadeira volta ao  passado. Repetindo uma prática contumaz de sua política de gestão  liberal da década de 90, a instituição solicitou o retorno de bancários  que estão em licença-interesse  e suspendeu a concessão de novas licenças. Existem atualmente cerca de  2100 bancários em licença-interesse na empresa. 
Em comunicado enviado aos funcionários, o BB se  limita a dizer que se trata de uma “decisão administrativa” com o  objetivo de ocupar as vagas existentes. O banco não tem concurso vigente  e por isso os funcionários vêm sofrendo com sobrecarga  de trabalho e reestruturações.
No texto, o banco diz ainda que o bancário em  licença-interesse deverá se apresentar até o dia 22 de novembro em seu  local de trabalho. E ameaça: “Caso não compareça para posse, suas  ausências a partir de 25/11/2019, serão classificadas  como ‘falta não abonada não autorizada', o que poderá incorrer em  abandono de emprego, passível de demissão por justa causa (alínea I do  artigo 482, da CLT)”.
“A licença-interesse é um importante direito  dos bancários, além de uma ferramenta eficaz na área de gestão de  pessoas. Permite que o funcionário possa se dedicar ao aprimoramento  profissional e pessoal em período integral, sem o recebimento  de remuneração, e voltar para a empresa com mais qualificação.  Percebemos uma guinada negativa na política de pessoal da empresa, com  predominância de ações voltadas para punir, prejudicar o bancário e  suprimir direitos. Alterar a licença-interesse não é a  medida mais eficaz para o preenchimento das vagas existentes. Se faz  urgente a necessidade de um concurso para resolver o problema da falta  de funcionários e sobrecarga de trabalho”, critica o diretor do  Sindicato Rafael Zanon, representante da Federação Centro  Norte na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.
Os bancários que precisarem de algum tipo de orientação sobre seus direitos nesse caso podem entrar em contato com a Central de Atendimento do Sindicato pelo 3262-9090 ou centraldeatendimento@bancariosdf.com.br.
O Sindicato está estudando as medidas cabíveis para proteger o direito dos trabalhadores.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados