O Sindicato já certificou até agora 129 bancários participantes do curso de Paternidade Responsável, promovido pela entidade. Como o documento, eles estão aptos a usufruir da licença-maternidade ampliada de 5 para 20 dias.
Gratuito para os sindicalizados, o curso tem um custo de R$ 180 para os bancários não associados.
No dia 22 de maio, 12 bancários e 5 esposas participaram do curso. Na ocasião, a enfermeira obstetra da Clínica da Saúde do BRB, Dayane Alessandra (foto abaixo), esclareceu dúvidas e deu dicas práticas aos futuros papais sobre os cuidados com os bebês e com as mamães, antes e depois do parto. E também falou sobre a importância da clínica para os funcionários do banco.
“A Clínica da Saúde, inaugurada em maio de 2014, tem foco na Atenção Primária à Saúde, que consiste na assistência de forma integrada e contínua. O objetivo é atuar desde a prevenção de riscos e a promoção à saúde, quando os beneficiários ainda estiverem saudáveis, até o momento em que necessitem de reabilitação contínua”, esclareceu Dayane.
Já no dia 20 de junho, o curso contou com a presença de mais 12 bancários e 4 esposas. Desta vez, Adriana Carvalho, enfermeira do SUS, novamente foi a responsável pelos esclarecimentos necessários sobre como cuidar dos bebês e das mães, nesse período da vida.
A presença das profissionais de saúde no curso de Paternidade Responsável é fruto da parceria entre o Sindicato e SUS – Posto de Saúde nº 8 (514/515 Sul) e a Clínica da Saúde do BRB.
Carga horária
Durante o curso, composto por nove unidades e carga horária de 12h, os bancários aprendem mais sobre a importância da participação do pai no desenvolvimento físico e psicológico das crianças, além de conhecer mais detalhes sobre o processo de antes e depois do parto e cuidados com a mãe e o bebê.
“O curso também pode ser feito por pais que optaram por adotar, inclusive para casais homoafetivos”, ressalta a secretária de Formação do Sindicato, Teresa Cristina. Ela lembra que é uma excelente oportunidade para os participantes trocarem experiências e se conscientizarem da importância de colaborar com a parceira nos cuidados com o recém-nascido.
Regras
Para ter direito à ampliação da licença-paternidade, prevista na cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários, é necessário que o trabalhador faça o curso na plataforma online, participe da palestra realizada na sede do Sindicato e apresente o certificado do curso ao banco.
O bancário também precisa solicitar o benefício por escrito ao banco em até dois dias úteis após o nascimento do filho. A regra também vale para os casos de adoção, inclusive para casais de bancários homoafetivos.
Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas