A diretoria do Sindicato ocupa as ruas do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (3), ao lado de milhares de trabalhadores e dos movimentos Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo contra a ofensiva privatista do governo ilegítimo de Michel Temer. Bancários também defenderam a Caixa como banco público durante lançamento da campanha nacional “Defenda a Caixa você também”.
O ato, que teve início pela manhã em frente à sede da Eletrobras, encampou a defesa do patrimônio público brasileiro e da soberania nacional. O dia escolhido é simbólico, já que, há 64 anos, no dia 3 de outubro de 1953, o presidente Getúlio Vargas criou a Petrobras por meio da Lei 2004, que instituía o monopólio estatal da exploração, do refino e do transporte do petróleo.
Presidente do Sindicato, Eduardo Araújo participou da atividade e destacou a importância da preservação das empresas públicas brasileiras para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. “A defesa da soberania nacional passa pela defesa da manutenção das empresas públicas como instrumento de governo para ampliar o desenvolvimento do país, gerando emprego e renda para os brasileiros”, alerta Araújo.
Em agosto, o presidente golpista anunciou a privatização de 57 empresas e projetos, incluindo a Casa da Moeda e aeroportos.
Defenda a Caixa você também
Bancários e bancárias da Caixa engrossaram o coro contra a privatização das empresas públicas. Com o lançamento da campanha nacional “Defenda a Caixa você também”, os trabalhadores de todo o país alertam para a necessidade de proteger o patrimônio do povo brasileiro.
“Agora o governo tenta atacar até as ações da Caixa, abrindo o capital do banco para o mercado. Nosso ato, junto com as atividades que estão sendo realizadas no Rio, destaca o risco que é liquidar uma empresa tão importante para a população, que incentiva projetos de construção de moradias, apoia o esporte e a cultura, além de financiar a educação e os pequenos empresários”, frisa Henrique Almeida, diretor do Sindicato e empregado da Caixa.
Depois das 14h, a manifestação seguiu em passeata até o prédio da Petrobras, que completa 64 anos nesta terça (3).
Joanna Alves
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas