
Em repúdio às diversas formas de assédio na Caixa Econômica Federal, o Sindicato realizou ato nesta terça-feira (9) no Matriz I para cobrar da empresa medidas concretas para combater essas práticas nocivas. Segurando faixas e dialogando com os empregados e empregadas, dirigentes sindicais entregaram panfletos para conscientizar os trabalhadores da importância de denunciar qualquer irregularidade no ambiente laboral.

“Com a pressão pelo cumprimento de metas, as constantes mudanças no ambiente laboral e a falta de critérios claros de descomissionamento, os trabalhadores e trabalhadoras são frequentemente assediados”, destacou o secretário de Formação Sindical, Antonio Abdan, que também é empregado da Caixa.

O que é assédio moral?
O assédio moral é a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, que se dá por períodos repetitivos e prolongados durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, tendo como resultado a desestabilização da relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-a a desistir do emprego.
“Se você é testemunha de cenas de humilhação no trabalho, supere seu medo, seja solidário com seu colega e denuncie a prática. Você poderá ser a próxima vítima e, neste momento, o apoio dos seus colegas também será precioso. Não esqueça que o medo reforça o poder do agressor. Um ambiente de trabalho saudável é uma conquista diária possível na medida em que existe uma vigilância constante, objetivando condições de trabalho dignas, baseadas no respeito ao outro, no incentivo à criatividade e na cooperação”, afirmou a diretora do Sindicato, Fabiana Uehara, que também é empregada da Caixa.
Para inverter essa lógica perversa, procure o Sindicato e denuncie. A reclamação será tratada de forma sigilosa e pode ser feita pelo site www.bancariosdf.com.br e pelo telefone 3262-9090. A denúncia é a melhor forma de evitar que a prática se alastre por toda a unidade de trabalho.
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados