Banco BRB

24 de Março de 2008 às 12:13

Contra a privatização do BRB: Sindicato participa de reunião na CL

Compartilhe

A pedido da deputada distrital Erika Kokay (PT), os integrantes da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Le-gislativa receberam, na terça 18, os diretores do Sindicato André Nepomuceno, Antonio Eustáquio e Kleytton Morais. O objetivo foi buscar apoio dos parlamentares para a manutenção do BRB público.

O Sindicato entregou aos parlamentares uma análise do balanço financeiro do banco, referente a 2007, segundo a qual o BRB é saudável e plenamente viável. Os diretores sindicais demonstraram apreensão sobre a venda do BRB e disseram que não há motivos para o governador José Roberto Arruda (DEM) privatizar o banco.

A reunião contou com a presença do presidente da CEOF, Paulo Roriz (DEM), e do deputado Paulo Tadeu (PT), integrante da comissão. Erika Kokay, que não integra a comissão, e o deputado Leonardo Prudente (DEM), suplente da CEOF e líder do governo Arruda, também ouviram os apelos dos diretores do Sindicato.

Os bancários lembraram que o BRB sobreviveu mesmo a “administrações desastrosas e equivocadas” e tem grande importância social para o Distrito Federal. O Sindicato informou que o BRB tem possibilidade de crescer até 40% este ano em relação aos resultados apresentados em 2007. Todos os parlamentares defenderam o BRB público.

Leonardo Prudente demonstrou sensibilidade e afirmou que vai procurar Arruda para intermediar encontro do Sindicato com o governador, com o objetivo de discutir o futuro do BRB. Prudente disse ainda que “é desejo de todos nós que o BRB continue sendo o nosso banco”.

Paulo Roriz pediu aos demais de-putados um esforço concentrado para que, na próxima reunião da CEOF, seja votado o requerimento convocando o presidente do banco para explicar o que o GDF pretende com o BRB. No encontro com o Sindicato, Paulo Roriz defendeu o BRB como banco público. A Câmara Legislativa publicou em seu site (www.cl.df.gov.br/portal) reportagem sobre a reunião. Para ler a matéria na íntegra, basta procurar as notícias do dia 18 de março.

Fibra é favorável à manutenção do BRB público

Em reunião com o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Antonio Rocha, na segunda-feira 17, o Sindicato explicou a importância do BRB e de seu papel como agente de desenvolvimento para o DF. O encontro foi viabilizado pela deputada distrital Erika Kokay, que participou da reunião.

Na ocasião, os diretores do Sindicato Antonio Eustáquio, André Nepomuceno e Kleytton Morais fi-zeram um relato sobre situação do BRB, onde aponta sua viabilidade econômica. O presidente da Fibra externou sua posição favorável à manutenção do BRB como banco público, seja subordinado ao GDF e/ou incorporado ao Banco do Brasil, diante da negociação em curso do governo com o BB.

Magela defende incorporação

O deputado federal e coordenador da Bancada do DF no Congresso nacional Geraldo Magela (PT) se reuniu, na quarta-feira 19, com o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, os diretores do Sindicato André Nepomuceno, Antonio Eustáquio, e Alair Vargas, chefe de gabinete da deputada distrital Erika Kokay (PT), que não pôde comparecer. O Sindicato foi buscar o apoio de Magela, que é funcionário do Banco do Brasil, na campanha contra a privatização do BRB.

Magela afirmou que, diante da determinação do governador Arruda em vender o BRB, defende a negociação com o Banco do Brasil, desde que seja mantido o caráter do BRB como agente de desenvolvimento do DF e também a garantia dos empregos dos funcionários do BRB.

O deputado se comprometeu a agendar reunião com a Bancada do DF no Congresso Nacional para que o Sindicato possa fazer uma discussão com os parlamentares sobre o futuro do banco.

A campanha continua

O Sindicato pede que os funcionários do BRB continuem usando a camiseta da campanha em seus locais de trabalho e reforcem a coleta de assinaturas para o abaixo-assinado que está circulando e será entregue ao governador e à direção do banco exigindo o fim da proposta de privatização da instituição.

Tags

Banco BRB
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa