O Conselho Deliberativo da Regius aprovou nesta sexta-feira (11) alteração estatutária que estabelece a paridade na gestão do fundo de pensão dos funcionários do BRB, pela qual os bancários (da ativa e aposentados) elegerão dois representantes para a composição da diretoria executiva.
Reivindicação história dos funcionários, a conquista da alteração na composição da diretoria executiva da Regius veio como resultado de intensa mobilização do Sindicato e da Associação dos Aposentados do BRB (AFABRB), que somaram forças para sensibilizar a nova diretoria do BRB (empossada após Rogério Rosso assumir como governador do DF), em particular o novo presidente do banco, Nilban de Melo.
Juntamente com a aprovação das mudanças no estatuto, que criou mais uma diretoria, a de Planejamento e Controle, sendo duas destinadas a eleição, o Conselho Deliberativo do fundo aprovou também mudanças na diretoria da Regius, sendo eleitos Antonio Cardozo para a presidência, no lugar de João Carneiro, e Jorge Wilson para o cargo de diretor financeiro, na vaga de Sandro Soares.
“Enfim, os participantes da Regius, tanto da ativa quanto os aposentados, conquistaram uma real representação na gestão do fundo de pensão. Assim como os bancários do Banco do Brasil, com a Previ, e os da Caixa, com a Funcef, tiveram ganhos com a paridade da gestão dos respectivos fundos, certamente os funcionários do BRB seguirão no mesmo caminho”, declarou o diretor do Sindicato Eustáquio Ribeiro.
A regulamentação da eleição dos novos diretores, com o estabelecimento de critérios e as datas, será divulgada em breve.
A nova estrutura da diretoria executiva da Regius é esta:
Presidência
Diretoria Financeira
Diretoria de Seguridade
Diretoria de Planejamento e Controle