Banco do Brasil

10 de Fevereiro de 2012 às 12:19

Conquista no BB: segunda turma do Progrid toma posse

Compartilhe

DSC_9672

 

A reivindicação dos trabalhadores de processos seletivos mais claros e objetivos continua a dar frutos. Nesta terça-feira (7), 106 funcionários do Banco do Brasil tomaram posse depois de participar do Progrid, o processo, para trabalhar na tecnologia do Banco do Brasil.


O secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Rafael Zanon, também participou da posse dos novos funcionários na Ditec e falou um pouco da importância do Progrid. “O Progrid foi uma conquista para os trabalhadores. Agora os bancários podem participar de um processo de seleção com critérios mais isonômicos, objetivos e transparentes em todas as etapas. Lutamos para que esse processo seja ampliado para todas as seleções do banco”, ressalta.


A proposta do Sindicato é que todas as áreas de seleção do banco utilizem critérios claros e objetivos de avaliação, em consonância com os que ocorrem no Progrid. Além disso, os trabalhadores reivindicam garantias de que esses critérios objetivos nos processos sejam perenes, independe de mudanças na gestão o banco.


Felipe Augusto dos Santos tem oito meses de Banco do Brasil e foi empossado na última turma do Progrid. Ele participou do processo e veio de Guarajuba (BA) para trabalhar na TI do BB. “O Progrid democratizou o processo de seleção e abriu oportunidade para bons profissionais que já trabalhavam no banco”, afirma o funcionário. Ele conta ainda, que já trabalhava como analista de sistemas antes de entrar no banco e desejava seguir no setor.


O bancário foi um dos beneficiados com a conquista da quebra da trava temporal para escriturários concorrem ao Progrid, que ocorreu na seleção da segunda turma. Felipe tem oito meses de banco e já teve a oportunidade de crescimento na carreira.


O representante do Sindicato também conversou com os colegas sobre assédio moral, luta pela jornada de 6 horas sem redução de salários e a respeito da importância de se seguir o normativo da empresa e não trabalhar fora do ponto ou na chave de outro funcionário.


A próxima seleção do Progrid deve ocorrer no primeiro semestre de 2012. O banco também informou que as negociações já estão avançadas para que o Progrid participe do Programa Pró-Equidade de Gênero, assim as mulheres poderão concorrer a 10% das vagas, além daquelas já disponíveis no processo seletivo. Na última turma dos 106 empossados, nove são mulheres.

 

A importância do processo objetivo


Profissionais de todos os locais do Brasil puderam participar do Progrid, desde que atendessem os critérios mínimos para a seleção. Depois da posse, os selecionados participam de um treinamento de 480 horas e posteriormente integram o Processo de Ascensão, etapa importante do projeto que foca o treinamento e formação específica para área durante os 12 meses seguintes.


Os dois processos seguem a mesma filosofia de transparência, objetividade desde o recrutamento. Os representantes do banco reconhecem que a mudança na estrutura da seleção melhorou a qualificação dos profissionais que entram na área de tecnologia de informação do BB e valorizou profissionais capacitados para o setor.


Prova de seleção dentro da jornada de trabalho


A realização das provas para seleção dentro da jornada de trabalho é uma conquista dos bancários. O movimento sindical destaca a importância que esse critério seja mantido para não prejudicar os trabalhadores e não gerar possíveis horas extras com aplicação da seleção no fim de semana e fora da jornada de trabalho.

 

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa