Banco do Brasil

19 de Abril de 2010 às 12:09

Congresso Distrital dos Funcionários do BB ocorre no dia 15 de maio

Compartilhe

Sindicato e Contraf-CUT

As propostas específicas dos funcionários do BB a serem negociadas com o banco e as sugestões de reivindicações gerais e de estratégia para a Campanha Nacional dos Bancários 2010 serão discutidas em Congresso Distrital de Brasília programado para o dia 15 de maio, a partir das 9h, na sede do Sindicato.

"O congresso é um momento ímpar para que os trabalhadores e trabalhadoras do BB discutam as suas questões específicas, apontem propostas e preparem a mobilização, a fim de que as negociações permanentes e a campanha salarial de 2010 conquistem novas vitórias", afirma Eduardo Araújo, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB), e diretor do Sindicato.

O sucesso do Congresso depende muito da mobilização de todos e das discussões nas dependências e unidades. Por isso, o Sindicato realizará no próximo dia 27 reunião dos delegados sindicais do BB para estimular e organizar o debate por local de trabalho.

As proposições do encontro de Brasília serão encaminhadas para debate e deliberação no 21º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, no final de maio em São Paulo.

O Congresso Distrital de Brasília debaterá propostas para:
1- Saúde e Condições de Trabalho;
2- O papel do Banco do Brasil e o Sistema Financeiro Nacional;
3- Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), Remuneração e Jornada; e
4- Organização do movimento.

Para colher subsídios para o Congresso Distrital, o Sindicato iniciou também pesquisa junto ao funcionalismo para reunir sugestões de propostas de reivindicações e definição de outras ações relativas à 7ª e 8ª horas. Essa consulta começa a ser feita nesta terça (20) por meio de formulário e se encerrará no dia 7 de maio. Seus resultados serão apresentados no Congresso.

21º Congresso Nacional

O Congresso Distrital elegerá os delegados de Brasília ao 21º Congresso Nacional a ser realizado no período de 28 a 30 de maio, no Novotel Jaraguá, em São Paulo. As federações deverão realizar assembléias para escolha de delegados até o dia 16 de maio. O critério para eleição é de um delegado a cada 300 trabalhadores na base sindical em questão, ou fração maior ou igual a 150. Além deles, são delegados natos os 11 membros da CEBB.

Também podem ser indicados observadores, com direito somente a voz, até no máximo 5% da delegação efetiva. Ao todo, serão 309 delegados e delegadas, que somados aos 16 observadores, constituem um total de 325 participantes.

As inscrições de delegados devem ser feitas impreterivelmente até o dia 18 de maio, em link a ser disponibilizado em breve pela Contraf-CUT. No momento da inscrição, os delegados serão divididos proporcionalmente em quatro grupos de trabalho.

Confira a programação do evento nacional:

28 de maio
15h - Início do credenciamento
18h - Debate sobre conjuntura
20h - Abertura oficial

29 de maio
09h - Aprovação do Regimento Interno
10h - Apresentação das mesas temáticas
11h30 - Apresentação das teses
12h30 - Almoço
14h - Trabalho em grupos
18h - Encerramento dos trabalhos do 2º dia

30 de maio
09h - Plenária Final
13h - Encerramento

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa