

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) realizou o XVII Congresso Nacional de Participantes, em Belo Horizonte, nos dias 19 e 20 de maio, para debater a conjuntura econômica e seus reflexos nos fundos de pensão.
Dirigentes de fundos de pensão, advogados, professores, atuários e consultores em previdência abordaram vários temas, entre eles: rentabilidade, governança, elaboração da política de investimento, processo decisório para escolha dos investimentos, sustentabilidade da Previdência Social e atuação dos representantes dos participantes na gestão dos ativos.
Nova diretoria
Na ocasião, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária, que elegeu a diretoria executiva e os conselheiros deliberativos e fiscais para o mandato 2016/2019. Agora, a associação terá no comando o empregado da Caixa Antônio Bráulio de Carvalho, atual diretor de Benefícios da Anapar. Entre os conselheiros eleitos, está o diretor do Sindicato Rafael Zanon.
A assembleia avaliou e votou as contas, o balanço e o relatório de atividades de 2015, o orçamento e o plano de ação da diretoria para 2016.
Ameaças à Anapar
“No cenário atual, a Anapar terá grandes desafios, especialmente, para resistir às ofensivas aos fundos de pensão. O principal ataque vem com o PLS 388 (de autoria do Senador Aécio Neves), que ataca a democracia na gestão dos fundos, acabando com a participação dos associados na direção dos planos”, ressalta Marianna Coelho, diretora do Sindicato que esteve presente no Congresso.
Entre outros ataques sofridos pelos fundos estão: tratar a previdência complementar pelo viés financeiro e não social, criminalizar os investimentos na economia real e extinguir a gestão direta dos recursos dos fundos fechado de previdência complementar, encaminhando as reservas para bancos e seguradoras.
Também participaram do evento os diretores do Sindicato e da Fetec-CUT/CN, Rafael Zanon e Jacy Afonso, além do delegado sindical Agnaldo Moraes Ferreira, todos funcionários do Banco do Brasil.
A Anapar
Fundada em 2001, a associação tem como objetivo representar e defender os interesses dos participantes, ativos e assistidos dos fundos de pensão junto aos poderes públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário), às empresas patrocinadoras, e às entidades de previdência, com jurisdição em todo o território nacional.
Rosane Alves
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados