

"Sustentabilidade da Cassi” é o tema da VII Conferência Estadual de Saúde da Cassi-DF, que será realizada pelo Conselho de Usuários da Cassi-DF, no Teatro dos Bancários, na sede do Sindicato (EQS 314/315 Sul), nesta quarta-feira (13).
O diretor eleito de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi, William Mendes, é quem abordará o tema. “Princípios do Sistema de Saúde Cassi: solidariedade, associativismo e gestão” e “Sistema de Saúde: Novos modelos para a Saúde” também farão parte das discussões (veja programação completa ao lado).
O evento será transmitido ao vivo pelo portal do Sindicato.
“Nossa expectativa fica por conta da manutenção do plano de associados da Cassi, que hoje funciona de forma solidária. Também esperamos que o BB cumpra com o seu papel de cuidar da Cassi, respeitando e valorizando seu maior patrimônio: os funcionários”, destacou o Secretário de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Wadson Boaventura.
Com relação à crise financeira por que passa a Cassi, Wadson ressaltou que ela foi provocada pela tentativa de esvaziamento do banco no fim da década de 90 (privatizações), “quando chegamos a um quadro funcional de apenas 68 mil funcionários, o que fez com que fosse gerado um déficit estrutural do plano”.
As Conferências Estaduais de Saúde são fóruns bienais realizados para discutir temas relativos à saúde e para eleger e empossar os novos representantes dos Conselhos de Usuários.
Conselho de Usuários
Na Conferência também serão empossados os novos membros do Conselho de Usuários da Cassi-DF (biênio 2015-2017). O Conselho é formado por representantes de diversos segmentos de beneficiários e seus representantes são eleitos e/ou indicados e renovados a cada dois anos. O objetivo principal deste órgão é de acompanhar, divulgar, sugerir, de forma democrática e participativa, ações de proteção, promoção, recuperação e reabilitação para melhoria da qualidade de vida e, ainda, fortalecer a participação social no âmbito da instituição.
Negociações com o BB sobre a Cassi
O BB já confirmou a instalação da mesa específica para tratar dos problemas relativos à Caixa de Assistência dos Funcionários. Coordenadas pela Contraf-CUT, as negociações entre o banco e os representantes dos funcionários têm início nesta terça (12), em Brasília.
A situação da Cassi, com projeção de novo déficit em 2015, tem sido tema do intenso calendário de debates realizados pelo Sindicato junto aos funcionários do BB.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados