
A comissão paritária para avaliar e propor melhorias no Processo de Seleção Interna por Competência (PSIC), integrada por representantes da Contraf-CUT, federações e sindicatos e da Caixa Econômica Federal, realizou a primeira reunião na terça-feira (17), em Brasília. Os debates são resultado do que foi acordado durante as negociações da Campanha Nacional 2013 com o banco.
Segundo Jair Pedro Ferreira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), "foram levantados os principais problemas que os empregados acham que precisam ser corrigidos com a urgência necessária, a começar por segurança, transparência, abrangência e credibilidade".
Esses são "elementos vitais para um processo de seleção adequado", enfatiza Jair, que é também vice-presidente da Fenae.
Foram feitas ainda as contextualizações de todos esses processos. Jair explica que os empregados consideram importantes a existência dessas ferramentas, mas a luta é para que o PSIC, o antigo PSI, seja cada vez mais aprimorado. O objetivo, nesse caso, é assegurar que todos os empregados tenham oportunidades iguais de ascensão profissional.
Na comissão paritária participam, além de Jair, Rodrigo Schekiera Franco dos Santos (Fetec Centro-Norte), Rachel de Araújo Weber (Fetrafi-RS) e Rosivânia Santos de Jesus (Feeb/BA-SE).
Próxima reunião
Os debates sobre mudanças no PSIC vão prosseguir no dia 8 de janeiro do próximo ano, quando ocorrerá nova reunião da comissão paritária, em Brasília.
No dia 7, os representantes dos empregados fazem uma reunião preparatória na sede da Fenae.
Da Redação com Fenae
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados