

O relatório final da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no DF e Entorno, do Sindicato dos Bancários de Brasília (CVN/SBB), vai ser tema de audiência pública na Câmara dos Deputados. A organização do evento foi discutida na última quinta-feira (22) em reunião entre integrantes da Comissão e a deputada federal Erika Kokay (PT), em seu gabinete na Câmara.
Durante o encontro, a deputada garantiu a transcrição e a publicação da audiência pública pela Câmara, além de apoio à divulgação do relatório produzido pela Comissão de março de 2016 a abril de 2017.
“Precisamos discutir com a sociedade os resultados deste importante trabalho, apresentando a verdadeira história da escravidão negra na região central do país”, destacou a deputada, que levará a discussão à Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
Representaram a CVN/SBB o vice-presidente e diretor do Sindicato, Jefão Meira, o relator, Mário Theodoro, e a advogada e consultora Jô Serra.
A Comissão
Formada por 19 integrantes, negros e negras militantes de movimentos sociais e profissionais de diversas áreas do conhecimento que exercem suas funções voluntariamente, a CVN/SBB foi instalada no dia 30 de março de 2016.
Tem como objetivo buscar informações mais detalhadas sobre o período da escravidão e pós-escravidão na região do DF e Entorno, mediante pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas (história oral), além de resgatar a verdade da escravidão negra no período pesquisado, cujos resultados estão no relatório final.
Joanna Alves
Colaboração para o Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados