Jacques Pena, Cláudio Abrantes, Eliana Pedrosa, Agaciel Maia, Wasny de Roure e Joe Valle durante a sabatina
Em sabatina de quase três horas realizada na quinta-feira (1º), a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, por unanimidade, o nome do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do DF Jacques Pena para presidir o BRB. Durante sua exposição, Pena afirmou que o banco não está à venda e que a hipótese não está na agenda de seu acionista controlador, o Governo do Distrito Federal (GDF). Também garantiu que dará continuidade ao soerguimento do banco e a valorização dos funcionários. O Sindicato acompanhou todo o debate.
Para ser sacramentado como presidente do BRB, o nome de Jacques Pena ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Câmara Legislativa e pelo Banco Central. Jacques deve assumir a presidência do banco na segunda quinzena de dezembro ou em de janeiro de 2012.
“Positiva, a sabatina mostrou que Jacques Pena, com seu extenso currículo, está preparado para assumir a presidência do BRB. Tão logo seu nome seja apreciado pelo BC, o Sindicato o procurará para agendar uma reunião com o intuito de reforçar as principais demandas dos funcionários do BRB”, observa o secretário-geral do Sindicato, André Nepomuceno, que esteve presente durante toda a sabatina.
Em sua exposição, Pena observou que sua gestão será baseada em sete eixos, entre os quais os fortes investimentos em tecnologia da informação, a regionalização do banco, a adoção de uma governança corporativa e transparência. Para o próximo ano, Jacques anunciou a posse de mais de 900 bancários, sendo 700 para as agências, 90 para a Diretoria de Tecnologia e o restante para outros setores do banco.
Em relação à portabilidade das contas salários dos funcionários do GDF, prevista para o próximo ano, Jacques Pena garantiu que intensificará esforços para manter os atuais correntistas e conquistar novos clientes. “Precisamos tratar o servidor do GDF como nosso primeiro mercado, porque é nossa história e nosso presente”.
Jacques Pena respondeu perguntas dos cinco deputados da CEOF. Os questionamentos versaram sobre as prioridades de sua gestão e o encaminhamento de soluções para problemas como as negociações com as cooperativas de transporte, cujas operações feitas durante o governo Arruda tem gerado graves problemas para o banco.
A gestão do atual presidente do BRB, Edmilson Gama da Silva, foi elogiada por todos os deputados da CEOF. Ao lamentar profundamente a saída de Edmilson, Wasny de Roure (PT) agradeceu sua enorme contribuição para o BRB. Roure também cumprimentou Jacques Pena por ser ‘altamente qualificado e dedicado’. “Tenho certeza que Jacques fará gestão à altura de Edmilson Gama da Silva”, observou o deputado.
Experiência
Na presença de funcionários e diretores do BRB, parlamentares, autoridades do governo e empresários, Jacques Pena lembrou de sua carreira como bancário do Banco do Brasil, onde se aposentou, e a experiência nos diversos cargos executivos. Mineiro de Caratinga, Pena já presidiu o Sindicato dos Bancários de Brasília e a Fundação Banco do Brasil. Formado em administração pública e de empresas e história, também foi administrador da região administrativa de Samambaia durante a gestão de Cristovam Buarque. Cidadão honorário de Brasília, Pena mora na capital federal há 32 anos.
Diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (Fetec-CN) e funcionário do BRB, João Batista Machado também acompanhou a sabatina na Câmara Legislativa.
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados