

A quarta reunião da Comissão Bipartite de Segurança Bancária (composta por representantes dos bancos e dos bancários), realizada na tarde desta terça-feira (26), terminou com uma vitória para os trabalhadores. A Comissão vai encaminhar à Comissão de Negociações da Fenaban a recomendação para alterar a redação do item C da cláusula 33 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
A mudança amplia para os bancários vítimas de extorsão mediante sequestro a mesma proteção garantida aos bancários vítimas de sequestro consumado, ou seja, a possibilidade de realocação dos trabalhadores para outra agência ou posto de atendimento bancário.
Agora, a negociação sobre a cláusula irá continuar entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. “É uma grande vitória para a segurança dos bancários, já que reivindicamos essa alteração há anos. A realocação dos colegas tem consequências inclusive na saúde mental do bancário, que se afasta do local do acontecimento”, destaca o diretor do Sindicato Raimundo Dantas.
Os representantes dos trabalhadores também alertaram para a retirada do vigilante quando as agências passam por obras devido a arrombamentos em assaltos.
A próxima reunião da Comissão Bipartite de Segurança Bancária está marcada para 13 de novembro.
Da Redação com informações da Contraf-CUT
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados