O encontro foi aberto pelo presidente do Sindicato e da CUT Brasília, Rodrigo Britto. Ao saudar os participantes, Britto disse que a realização do congresso é uma importante etapa para ajudar a fortalecer a luta e a ampliar as conquistas do funcionalismo. “Os debates de hoje serão bastante úteis na construção de nossa campanha nacional”, disse Rodrigo Britto, que é bancário do BB.
O dirigente sindical também convidou as bancárias e bancários do BB a participarem do lançamento da Agenda Positiva da Classe Trabalhadora em homenagem ao Dia do Trabalhador, no dia 30 de abril, às 8h, na sede da CUT Brasília (Conic, Setor de Diversões Sul - Brasília-DF). “Em vez de shows, no 1 de maio realizaremos protestos”, acrescentou.
Diretora do Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fabiana Uehara desejou aos bancários que promovam o melhor debate para uma melhor construção da pauta dos funcionários do BB. “E que possamos fazer a melhor Campanha Nacional de todos os tempos”.
Representando o presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), José Avelino, o diretor da Federação Adilson de Sousa destacou o compromisso de luta do Sindicato dos Bancários de Brasília com os trabalhadores. “No entanto, para que a luta seja vitoriosa, é preciso a participação de todos”, frisou.
Diante das sucessivas tentativas da direção do Banco do Brasil de atacar os direitos dos bancários e bancárias da instituição financeira, o diretor do Sindicato Eduardo Araújo pediu a participação de todos na assembleia que será realizada na segunda-feira (29) e na greve de 24 horas na terça-feira (30). “Desejo um excelente congresso e que nosso debate seja bastante produtivo, para fortalecer nossa unidade e mobilização”.
Confira, abaixo, a programação do Congresso Distrital dos Funcionários do Banco do Brasil, promovido pelo Sindicato dos Bancários de Brasília com o apoio do Sintraf-Ride, que vai definir as propostas de reivindicações do DF a serem levadas para o Congresso Nacional do funcionalismo, marcado para os dias 17 a 19 de maio, em São Paulo.
Programação
Dia 27
8h30 às 9h – Café
9h às 9h10 – Aprovação do regimento
9h10 às 10h – Debate jurídico, com deliberação de propostas
Assessoria Jurídica do Sindicato dos Bancários de Brasília
10h às 11h – Debate e deliberação de propostas sobre Cassi
Mirian Fochi, diretora eleita de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes da Cassi
11h às 12h – Debate e deliberações de propostas sobre Previ
Marcel Barros, diretor eleito de Seguridade da Previ
12h às 14h – Debate e deliberação de propostas para a pauta específica do BB com a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB)
Rafael Zanon, secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato e representante da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CN/CUT) na Comissão de Empresa
14h – Escolha dos delegados ao 24º Congresso Nacional e demais deliberações
14h20 – Almoço
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados