Começa nesta quinta-feira 9 e vai até o dia 15 de dezembro a consulta nacional aos participantes sobre o acordo para a utilização do superávit do Plano 1 da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil. O acordo foi construído em negociações entre a Contraf-CUT e o Banco do Brasil, envolvendo os diretores eleitos da Previ e as demais entidades do funcionalismo, incluindo associações de aposentados.
O Sindicato, a Contraf-CUT e as demais entidades que representam os bancários do BB, entre as quais as de aposentados, indicam o voto Sim durante a consulta, pela aprovação do acordo.
Os associados da ativa votam pelo Sisbb e os aposentados e pensionistas pelo 0800-729-0808.
“O acordo traz uma série de benefícios tanto para os participantes da ativa quanto para os aposentados e pensionistas, razão pela qual orientamos os bancários a votarem no Sim”, afirma Mirian Fochi, conselheira deliberativa eleita da Previ.
O acordo contempla as seguintes conquistas:
1. Criação de um benefício temporário correspondente ao percentual de 20% sobre o complemento de aposentadoria ou pensão e de 20% sobre o benefício projetado, para os funcionários da ativa.
2. Criação de um benefício mínimo temporário no valor correspondente à diferença entre 70% e 40% da Parcela Previ (PP).
3. Contabilização de dois fundos previdenciários de igual valor - um a favor dos associados e outro a favor do Banco do Brasil - constituídos pela reserva especial do Plano 1 apurada em dezembro de 2009, para posterior utilização.
4. Incorporação dos benefícios especiais criados em 2007, na destinação anterior da reserva especial - benefício especial de remuneração (aumento do teto de contribuição e benefício de 75% para 90%) e benefício especial de proporcionalidade.
5. Continuidade da suspensão de contribuições por mais três anos.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados