Banco Bradesco

6 de Maio de 2013 às 20:37

Com o apoio do Sindicato, funcionária do Bradesco é reintegrada

Compartilhe

06052013-Reitegração Func

Diretor do Sindicato, Garcia (à esquerda) participa de ato em apoio à Christiane

 

Mais uma vitória dos trabalhadores contra a postura do Bradesco de desrespeito e desvalorização dos funcionários. Após intervenção do Sindicato, o banco teve que voltar atrás e, por força de decisão judicial, reintegrou a bancária Christiane Dantas, que nesta segunda-feira 6 voltou a trabalhar na agência Sudoeste. Numa manifestação de apoio à bancária, o Sindicato esteve na unidade e aproveitou a ocasião para conversar com a população sobre a importância do fim das demissões imotivadas, com a ratificação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

   
O Bradesco demitiu a trabalhadora sem justa causa em maio de 2011, logo após ela voltar de férias e faltando apenas dois meses para que entrasse no período de estabilidade pré-aposentadoria. Ela é funcionária oriunda do extinto Banco Estadual do Ceará (BEC), comprado em 2005 e incorporado em 2006 pelo Bradesco, que assumiu à época o compromisso de não demitir sem justa causa os bancários incorporados, conforme Decreto Estadual do Ceará nº 21.325/91, que estabelece que eles não podem ser desligados imotivadamente. A bancária foi transferida para Brasília em 2007, a pedido dela.

Por conta disso, a ação de reintegração foi movida pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região, com o apoio do Sindicato dos Bancários de Brasília. “A reintegração é um acontecimento de suma importância, uma vez que mostra a força da luta da categoria contra as injustiças que o banco comete. Nós sabemos que a rotatividade no Bradesco é alta e, além disso, o número de bancários é insuficiente para atender a demanda da população. Lutamos contra tudo isso”, afirma Garcia Rocha, diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília e bancário do Bradesco.



Pressão e assédio

Christiane completará 29 anos de banco em julho deste ano e já passou por vários momentos difíceis como bancária. “A constante pressão no trabalho e situações de assédio moral me deixaram com a saúde debilitada. Tive vários problemas de saúde que deixaram sequelas”, lembra a bancária, que chegou a ser afastada por licença-saúde pelo INSS por  esse motivo.

 


Campanha de Valorização dos Funcionários

O Sindicato está participando da nova Campanha de Valorização dos Funcionários do Bradesco, a ser lançada nesta terça-feira 7 em todo o país. Entre as principais demandas dos bancários estão a solução dos problemas do plano de saúde, fim das demissões imotivadas, mais contratações e mais segurança nas agências.

 “O banco lucrou R$ 2,9 bilhões só no primeiro trimestre de 2013 e precisa dar uma contrapartida para seus funcionários, os clientes e a população. Não dá mais para aceitar tanta desvalorização, longas filas, adoecimento dos bancários e demissões”, ressalta Garcia Rocha.  

Em todo o Brasil, os sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) farão uma série de protestos e manifestações cobrando que sejam atendidas as reivindicações dos funcionários do Bradesco.

 

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

Feito por Avalue Sistemas

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa