A Comissão de Organização dos Empregados do Unibanco (COE) esteve reunida na quinta e sexta-feira, dias 13 e 14, em São Paulo. Dentre as pautas discutidas por dirigentes sindicais de todo o país estavam: Remuneração, Bolsa de Estudo e Saúde e Condições de Trabalho. O diretor do Sindicato Washington Henrique representou a entidade e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CN).
De acordo o Jair Alves, integrante da COE e diretor da FETEC SP, o debate mais acirrado foi em relação à Remuneração. Os bancários estão descontentes com a forma de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e dos programas próprios do banco porque não conseguem diferenciar os valores separadamente.
A proposta que será levada pela COE à direção do banco sugere a desvinculação dos programas próprios da PLR, inclusive com pagamento em datas diferenciadas para cada benefício. Assim, o bancário terá clareza dos valores que estão sendo pagos em cada programa, comenta.
Em relação à Bolsa de Estudos houve diversas reclamações por parte dos funcionários, pois a idéia era privilegiar os funcionários com mais tempo de empresa, entretanto, por questões burocráticas esse trabalhadores acabaram não recebendo o benefício. Neste ano, a COE vai defende a idéia de bolsa para todos, inclusive para pós-graduação, sejam eles ativos ou afastados, destaca Washington Henrique.
No que se refere à Saúde e Condições de Trabalho, a proposta da COE é de criar uma comissão para discutir com o banco os principais pontos da pasta: isonomia de direitos para todos, problemas pontuais administrativos e qualidade de vida dos funcionários.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas