Caixa Economica Federal

4 de Fevereiro de 2014 às 12:51

Chapa 1 vence eleição para Conselho do Saúde Caixa

Compartilhe

conselho

A Chapa 1 "Movimento pela Saúde" venceu a eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa com 42,97% dos votos válidos. O resultado foi anunciado nesta terça-feira (4), em Brasília. Todo o processo de apuração dos votos foi feito eletronicamente.

A Chapa 4, "Novo Rumo Saúde Caixa", ficou em segundo lugar com 19,22% do total de votantes, seguida pelas outras concorrentes: 17,12% (Chapa 5 - "Saúde Caixa - Nosso Bem-Estar"); 11,10% (Chapa 2 - "Saúde Caixa Padrão Fifa"); e 9,59% (Chapa 3 - "Levando Saúde para Todo o Brasil").

A chapa "Movimento pela Saúde", apoiada pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e pela maioria das entidades sindicais, é composta pelos seguintes membros: os titulares Adeir José da Silva/MG (aposentado), Alexandro Tadeu do Livramento/SP, Ivanilde Moreira de Miranda/SP, Paulo Roberto Borges de Lima/CE e Vanessa Sobreira Pereira/DF; e os suplentes Álvaro Roberto de Figueiró Murce/RJ (aposentado), Antônio Abdan Teixeira Silva/DF, Ivoneide Gomes Brandão/PE, Lilian Minchin/SP e Tiago Vasconcelos Pedroso/RS.

“Temos certeza que os integrantes da Chapa 1, composta por empregados da ativa e aposentados, não medirão esforços para enfrentar os desafios, ampliar os direitos e melhorar os serviços oferecidos pelo Saúde Caixa”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo. “Os colegas eleitos têm a obrigação de lutar com independência pela aprovação das reivindicações do movimento sindical definidas nos congressos”, acrescentou.

Os conselheiros eleitos têm um mandato de 36 meses, e não obtêm nenhum benefício ou gratificação pela sua participação. Ou seja, são voluntários em defesa dos seus direitos e da sua família.

Diretores do Sindicato dos Bancários de Brasília, Vanessa Sobreira e Antonio Abdan têm atuação voltada para segmento da saúde do trabalhador. Vanessa é integrante eleita do Conselho de Usuários do Saúde Caixa e luta pela pauta dos empregados da Caixa, que já obteve avanços significativos. Já Antonio Abdan, ex-secretário de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, atualmente participa do Grupo de Trabalho Saúde do Trabalhador na Caixa.

“Apesar dos inúmeros avanços em nosso plano de saúde, ainda há vários itens que devem ser melhorados, como a ampliação da rede credenciada. É papel do Conselho atuar junto à Caixa na busca de soluções para os problemas enfrentados pelo plano. Nosso objetivo é sempre priorizar a saúde dos empregados e não submeter o plano à lógica mercantil presente nos serviços de saúde, onde atualmente há uma maior preocupação com o lucro, em vez de priorizar a vida”, destacou Vanessa Sobreira.


Saiba mais sobre o Conselho de Usuários do Saúde Caixa

O Conselho de Usuários do Saúde Caixa é autônomo, mas não possui poder deliberativo. Ele é composto de forma paritária por cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. Seu mandato é de 36 meses.

O Conselho de Usuários é um instrumento criado em 2003, a partir das negociações do novo modelo do Saúde Caixa. Seu propósito é dar maior transparência e possibilidade de acompanhamento da gestão financeira e administrativa do plano. De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), o Saúde Caixa é um dos maiores planos de assistência à saúde no modelo de autogestão.

Da Redação com Contraf-CUT e Fenae
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa