

Cerca de 200 agricultoras e agricultores participarão, entre os dias 4 e 6 de agosto, da 3ª etapa do Circuito de Feiras e Mostras Culturais da Reforma Agrária do Distrito Federal e Entorno. O encontro contará com a venda de uma diversidade de alimentos produzidos agroecologicamente e será realizado na Praça do Trabalhador, em Ceilândia, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Além da feira, que receberá assentados e acampados da região do nordeste goiano, noroeste mineiro e do DF, o Circuito traz em sua programação seminários, cineclube, música, teatro, artesanatos, ciranda infantil e uma praça de alimentação com comidas típicas do cerrado brasileiro.
“Encontros como este mostram, sobretudo para a sociedade urbana, que são os pequenos agricultores, assentados e camponeses quem, de fato, alimentam as cidades e põem os alimentos necessários na mesa do trabalhador brasileiro. Tudo isso por um preço que não assalte o trabalhador. Defendemos a agroecologia como saída para uma alimentação sem veneno e uma produção que tem no trabalho camponês e na organização do trabalho cooperado o contraponto à hegemonia do agronegócio”, destaca Marco Antonio Baratto, da Direção Nacional do MST do Distrito Federal e Entorno.
O Circuito de Feiras e Mostras Culturais do DF e Entorno abre espaço para que a população do campo e da cidade dialoguem sobre questões políticas e sociais que reforçam a importância e urgência da reforma agrária, da luta pela terra e da alimentação saudável.
Cidades como Planaltina e Formosa (GO) já receberam o evento. Além de Ceilândia, o Circuito de Feiras e Mostras Culturais da Reforma Agrária do Distrito Federal e Entorno passará ainda por Unaí (MG) no final do ano.
Joanna Alves
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados