Em reação à reestruturação anunciada pela Caixa Econômica Federal, representantes dos empregados do banco decidiram realizar um Dia Nacional de Luta no dia 24 de março.
O ato, aprovado pela Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) em reunião nesta terça-feira (15), tem como meta contestar as medidas arbitrariamente implementadas e apresentadas pela presidenta do banco, Miriam Belchior, à Comissão na semana passada.
Para o diretor do Sindicato Wandeir Severo, integrante da CEE/Caixa, a postura da presidenta reflete um total descaso com os trabalhadores ao tratá-los como meros números. “Miriam Belchior está à frente da Caixa há mais de um ano e não nos recebeu para conversar nenhuma vez. Agora, chama os empregados para conversar e apresenta o pacote.”
“Não há nada nesse plano que beneficie os empregados. Essa reestruturação traz uma grande desordem para a Caixa, tanto na Matriz quanto nas filiais”, analisou o diretor do Sindicato Antonio Abdan, com base nos relatos de representantes sindicais que estão verificando problemas referentes à reestruturação.
O presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, que também participou da reunião, destacou que a postura da presidenta é antissindical e provoca grandes constrangimentos aos empregados. “Essas mudanças, que priorizam o lucro e a rentabilidade, deixarão os trabalhadores adoecidos e desestimulados. Com isso, haverá perdas para a Caixa e para a sociedade.”
“Nós, representantes dos bancários, iremos brigar para garantir o salário atual dos empregados e a permanência deles na praça onde moram”, afirma o diretor da Fetec-CUT/CN Enilson da Silva.
Fabiana Uehara ressaltou a importância de lutar pela manutenção da função social do banco. “Queremos que a Caixa trilhe o caminho para o qual ela foi criada. Devemos ter uma posição firme e determinada nesse sentido”.
Outras ações
A partir das 8h da manhã desta quarta (16), os empregados da Caixa estarão novamente mobilizados em frente ao Matriz I da Caixa como forma de protesto contra esse “pacote de maldades”. O ato conta com apoio do Sindicato.
Os empregados também estão sendo convocados para participarem, no dia seguinte (17), às 19h30, de plenária sobre o assunto. A reunião será realizada na sede do Sindicato (EQS 314/315 - Asa Sul).
Denuncie!
O Sindicato também orienta as bancárias e bancários da Caixa que, caso estejam sofrendo pressão e ou assédio por conta de todo esse processo, denunciem esses transtornos, respondendo um questionário.
Rosane Alves
Do Seeb Brasília
Leia mais: Reestruturação: Sindicato convoca bancários da Caixa para plenária nesta quinta (17)
Sindicato inicia ataque contra reestruturação da Caixa
Contra reestruturação, protesto retarda funcionamento da Matriz I da Caixa
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados