Começa no próximo dia 3 e vai até 7 de junho (segunda a sexta) a votação que vai escolher o novo representante do funcionalismo no Conselho de Administração do Banco do Brasil, uma conquista dos trabalhadores e do movimento sindical.
O Sindicato abriu este espaço no site para divulgar a candidatura de todos os bancários sindicalizados da base territorial de Brasília. O processo de inscrição já foi encerrado e foram registradas cerca de 600 candidaturas em todo o Brasil.
Os interessados devem encaminhar para o email carefbb@bancariosdf.com.br currículo com foto e as suas propostas. Os textos encaminhados deverão respeitar o limite de 1.500 caracteres (incluindo espaços).
Composição
O Conselho de Administração do BB, além do futuro representante do funcionalismo, será composto por dois representantes eleitos pelos acionistas minoritários, por quatro representantes da União (sendo um indicado pelo ministro do Planejamento e três pelo ministro da Fazenda) e pelo presidente do Banco do Brasil. Pela lei, o representante dos trabalhadores não pode participar de reuniões que deliberem sobre salários e benefícios dos funcionários, mas a representação dos trabalhadores está lutando para derrubar esse impedimento.
Eleição é vitória dos trabalhadores
Os trabalhadores do BB já tiveram um representante no Conselho de Administração no período entre 1993 e 2001, conhecido como Garef (Gabinete do Representante dos Funcionários). A representação foi extinta pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 19 de dezembro de 2012, foi conquistada, após intensa luta da CUT e sindicatos filiados, inclusive o de Brasília, a alteração da composição do Conselho de Administração do BB de forma a permitir a eleição de um representante do funcionalismo para a mais importante instância decisória da instituição financeira federal.
Conheça, abaixo, por ordem alfabética, os candidatos associados do Sindicato que concorrem ao cargo de representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil que já enviaram suas propostas para serem divulgadas:
Responsabilidade e Transparência
Avelino Moreira entrou no Banco em 1981, como Menor-Aprendiz, atuou em agências, Cesec e FBB. Atualmente é analista na Dicre.
Pós-graduado em Negócios Financeiros e Administração Financeira, bacharel em Administração de Empresas e licenciado em Matemática. Ex Diretor e Conselheiro da AABB Brasília. É delegado sindical em Brasília desde 2006.
Representará os funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil, participando de definições de políticas estratégicas, orientadoras, eletivas e fiscalizadoras, com responsabilidade e transparência.
Vote certo:
Você no Caref
F 1.518.260-6 – Avelino Moreira dos Santos Sobrinho
Clair Borges – F2.059.920-X
Programa para representação do funcionalismo no Conselho de Administração do BB
Experiência profissional no Banco:
a) Agências: 11/82 (mês da admissão) a 08/86 e 08/95 a 03/99;
b) Cesec: 08/86 a 07/92;
c) DG (Denoc, Deter e Deref): 08/92 a 07/95;
d) Difin: 04/99 a 09/99;
e) Direo: a partir de 10/99, atuando também como delegado sindical desde 07/2011.
Caras e caros colegas,
Respeitadas as restrições legais e estatutárias impostas ao Caref, proponho-me a defender que o BB, dentre outras questões de relevante interesse coletivo:
a) seja reconduzido ao seu papel de “banco público”, mediante profunda revisão da sua estratégia corporativa;
b) “humanize” o ATB e o sistema de metas vigentes na Empresa, dialogando com o funcionalismo para sua reconstrução;
c) adira voluntariamente às convenções da OIT ainda não ratificadas pela República Federativa do Brasil;;
d) fixe como objetivo estratégico da companhia “constar permanentemente na lista das dez melhores empresas brasileiras para se trabalhar”;
e) aprofunde e estimule a realização de seleções internas transparentes para a ascensão profissional dos seus empregados.
Bom trabalho!
Francisco Reinoldo Schwarz F3.483.570-9
FICHA LIMPA PARA O CAREF FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO
Bacharel em Direito. Assessor na Diretoria Comercial. Trabalhou em Agências do RS – São Luiz Gonzaga, Campo Bom, São Leopoldo, Porto Alegre Centro -, Cesec Canoas RS e Superintendência do RS. 39 anos dedicados ao BB. Conhece os anseios dos funcionários. Por ter trabalhado na rede de agências, rede de apoio, unidade tática e unidade estratégica, possui ampla visão do conglomerado. Delegado Sindical junto ao Sindicato dos Bancários de Brasília. Pelo exercício da atividade sindical, defendendo os interesses dos funcionários, conhece as expectativas dos funcionários. Formação jurídica e experiência conferem o preparo e postura adequados para o encaminhamento dos assuntos estratégicos do BB. Por um banco público que dê as respostas que o país e a sociedade demandam. Por melhoria da política de pessoal. Por valorização do funcionário como ente responsável pelos destinos do BB. Preparado e motivado. Está ciente da função institucional do CAREF e das limitações impostas pela lei, notadamente nas hipóteses em que fica configurado o conflito de interesses.
Hamilton Sousa Silva
Matrícula F3.906.400-X
Prezados colegas,
Meu nome é Hamilton Sousa Silva, e estou concorrendo a representante dos funcionários ao cargo de CAREF. Tenho 31 anos de BB, sou casado e pai de 05 filhos.
Tomei posse no BB Agência: 0390-5 – Guajará-Mirim - RO atuando no BB como Escriturário, Caixa, Auxiliar de Setop, Gerente de Expediente, Gerente de Controle, Gerente de Negócios, Gerente de Administração e atualmente estou no cargo de Assessor Sênior na Fundação Banco do Brasil.
Trabalhei em agências grandes, pequenas e, de Recuperação de Créditos Inadimplidos – URC de cidades do interior do estado de Rondônia e no Distrito Federal.
Sou formado em Ciências Contábeis, com MBA em Operações – incompleto; pós-graduação (incompleto) em Auditoria e Perícia Contábil.
Meu compromisso é com os bancários. Desejo representá-los de forma profissional e honesta, atendendo aos princípios da Transparência e da Ética.
Representei – por diversos mandatos – o conjunto da categoria bancária no Distrito Federal como Delegado Sindical e Diretor da FETEC-CN.
Peço o seu voto e a sua colaboração no sentido de divulgar nossa campanha, e pedir votos dos colegas de seu relacionamento para que tenhamos um representante forte no Conselho de Administração do BB.
Concorro por iniciativa própria. Ainda não temos apoio de grupos, partido político, ou de entidades que representam a nossa categoria. Espero concorrer em pé de igualdade com os demais candidatos.
Tenham todos um bom dia!
A eleição se dará no período de 03 a 07 de Junho de 2013.
Nome: Hamilton Sousa Silva
Matrícula: f3.906.400-X
IVELTON SOARES PINTO
F4510009
Sou formando em Matemática, pós-graduado em Matemática e Estatística, MBA em Gestão de TI com Ênfase no Mainframe IBM. Iniciei minha carreira no Banco do Brasil quando tomei posse na agência de Jacaraci/BA, desde então passei pela Agência Governo Federal, Diretoria de Logística, Diretoria de Distribuição, Diretoria de Clientes, Central de Negócios e atualmente estou na Gerência de Negócios com Cooperativas.
O Conselho de Administração aprova políticas e centraliza as decisões stratégicas.
Seus membros reúnem-se ordinariamente uma vez ao mês e decidem os caminhos que o banco irá seguir.
A mesma Lei que instituiu o CAREF, o impede de participar das reuniões que deliberem sobre salários e benefícios dos funcionários, situações em que fica configurado o conflito de interesse.
O CAREF não tem vínculo com partidos políticos, sindicatos ou associações. O eleito será um instrumento de participação dos funcionários nas decisões estratégicas, eletivase fiscalizadoras no Banco do Brasil.
Quero contar com o seu voto na Eleição que acontecerá entre os dias 3 e 7 de junho de 2013
Minha Matrícula: F4510009.
Marcelo Augusto César Pinheiro Monte Amado
Matrícula: 6765247-6
Inovação com responsabilidade
Caros Colegas,
Sou candidato ao Caref, como representante eleito pelos funcionários ao Conselho de Administração do BB, em consonância com a Lei 12.353.
Conto com seu voto para trazer uma visão moderna e independente ao CA. Como estudante de administração e entusiasta de tecnologia, acredito no direcionamento de políticas pautadas na inovação contínua, cuja materialização deve seguir todo o zelo necessário para ser colocado em prática no BB.
Tenho 28 anos e estou há 9 no Banco do Brasil. Trabalho na Diseg como Assessor, trabalhei por 7 anos em agências, atuando com o segmento PJ como Assistente de Negócios e Gerente de Relacionamento PJ. Também fui Gerente de Relacionamento Personalizado I (PF), por 1 ano, e atuei como Caixa quando era Escriturário e Assistente. Conheço bem a realidade e dificuldades encaradas no dia-a-dia nessa empresa.
Metade da minha carreira em agências foi na Asa Norte 504 (1003) e o restante no Lago Norte (1419).
Nesse período, obtive experiência em todo tipo de atividade relacionada ao atendimento aos clientes, em cálculo de limites de crédito PJ e PF, em operações de capital de giro e CDC, financiamento de investimentos, venda de seguros, crédito imobiliário, dentre outros. No cargo atual, trabalho com modelagem de Seguros de Patrimônio, Auto e Capitalização. Procuro traduzir todo o conhecimento obtido em minha carreira nas agências para a melhoria dos produtos com que trabalho e assim será em minha condução no Conselho de Administração.
Vamos juntos fazer um Banco do Brasil cada dia melhor!
Marcelo Augusto César Pinheiro Monte Amado
Candidato - DISEG/BB Seguridade
marceloamado@bb.com.br
(61) 3102-7794
Marcelo de Andrade Ribeiro F6.765.060
Eleições Caref 2013
Dias 3 a 7 de junho
Ingressei no BB ainda adolescente. Aqui me formei cidadão junto aos trabalhadores dessa casa, trago deles a energia para novos desafios. Experimentei no Conselho Fiscal da CASSI atuar em colegiado, de responsabilidade tão expressiva quanto a requerida no Conselho de Administração.
Apresento minha candidatura por vontade de contribuir nesse contexto de importante conquista, na qual a democracia direta que se implanta inaugura a nova condução dos rumos do Banco do Brasil.
A atual eleição é fruto de um conjunto de transformações vividas em todos os segmentos da sociedade brasileira. Tão relevante quanto atender recomendações das melhores práticas de governança, é a valorização da prata da casa em distintas organizações em que o controlador é a União.
Com o seu voto será possível reforçar estratégias de intermediação financeira por meio de práticas modernizadas e adequadas a nichos de empreendimentos, onde a atividade econômica terá como princípio a sustentabilidade ambiental e o bem estar das comunidades existentes. Além disso, teremos a chance de trazer ao amplo conhecimento e debate elementos que nos permitam responder alguns questionamentos como:
Cabe ao conselheiro eleito traduzir aos representados o que se pondera na definição das diretrizes de negócios, formatação e oferta de produtos para proporcionar a máxima transparência para sua clientela, em suma, o conjunto da sociedade brasileira e seu afirmativo papel na geopolítica mundial.

Moyses Berndt
Matrícula: F7257819
Experiência, compromisso e ousadia
Único candidato que já atuou no Conselho de Administração como assessor do ex-Garef Fernando Amaral. É Conselheiro Fiscal da Cooperforte e do Instituto Cooperforte com experiência em análise contábil e acompanhamento de gestão.
Foi diretor do Sindicato dos Bancários na gestão de 2003-2007 e vice-presidente do Conselho de Usuários da Cassi-DF. Atuou nas Cipas dos Edifícios Sede I e VI.
20 anos de BB: agências (caixa e vendas de produtos); Cesec (gerente de equipe); DG (Desed, Garef, UEN Seguridade, Dred, Direv e BB 2.0) atuou em melhoria de processos, análise de tendências de mercado, inteligência competitiva, capacitação de pessoas e na automação bancária. Hoje é Assessor Master em gestão de projetos.
Estudou História (USP), Administração Pública (FGV), Tecnologia da Informação (UNISUL) e possui MBA em Governança de TI.
Compromissos:
• Serenidade, equilíbrio, responsabilidade e ousadia no Conselho de Administração para conduzir o BB a um novo patamar competitivo e sustentável, que apoie o país e o povo;
• Buscar a participação de todos para propor processos, produtos, serviços, normativos e sistemas mais simples e inovadores, que agreguem valor aos clientes e facilitem o dia a dia de quem gera o resultado do Banco nas agências, e um novo modelo de gestão da Rede e CSO/PSO, moderno e participativo;
• Unir o funcionalismo;
• Transparência;
• Independência e autonomia frente a interesses governamentais e político-partidários.
Proposta e currículo completo: http://moysesberndt.com.br
Naide Ribeiro Junior
Matrícula 7313560-7
É possível fazer mais e melhor, com respeito e valorização do funcionalismo
Funcionário de COGER/Getri/Nofis.
Graduado em Direito e Letras. Pós em Direito do Trabalho e Legislação Social e Direito Societário e Mercado de Capitais. Trabalhou na Dimec – Diretoria de Mercado e Capitais. Foi diretor do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. Foi membro da Comissão de Empresa e da Comissão de Saúde e Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil.
Em 2002, o povo brasileiro derrotou o projeto neoliberal nas urnas. Votou por um projeto desenvolvimentista, de crescimento econômico, com justiça social. As privatizações, demissões não fazem mais parte deste novo momento em que o país atravessa.
Portanto, uma pergunta deve ser feita: até que ponto as demissões e descomissionamentos que estão ocorrendo no Banco está em sintonia com o atual momento político que vivemos no país?
Não podemos esquecer de que o principal acionista do Banco é o governo federal. O mesmo governo que promove a geração de milhares de empregos.
Neste sentido, debates como este deve ser travado no Conselho de Administração do Banco. Para isto é fundamental termos representantes, qualificados tecnicamente e com autoridade política para defender nossos interesses.
Por isto estou me candidatando a ser o representante. Por entender que reúno as qualidades para ser um Conselheiro.
Ricardo Rangel Costa
Matrícula: F8.608.861-0
Sou funcionário do BB há 25 anos e iniciei minha caminhada nas agências Núcleo Bandeirante e Aeroporto Internacional de Brasília, período 1987-1997, nas quais fui escriturário, caixa executivo e gerente de expediente.
De 1997 a 2007, na Diretoria de Finanças, fui assessor pleno e sênior. Desde 2007 trabalho como assessor empresarial máster na Diretoria de Estratégia e Organização.
Sou Graduado em Economia, com especialização em Finanças Avançadas (USP – 2000) e Mestrado em Gestão Econômica de Empresas (UNB – 2006). Também sou professor de Finanças Corporativas em cursos de MBA em Brasília.
Como postulante a Conselheiro, assumo o compromisso em levar ao Conselho de Administração (CA) as questões mais relevantes identificadas por vocês e me dedicar à negociação e articulação para que essas questões sejam incorporadas à pauta do CA e gerem ações positivas para o nosso dia a dia. Pelas boas práticas de governança, Política de Gestão de Pessoas é de responsabilidade do CA. Seremos apenas um entre oito Conselheiros e teremos que escolher entre o conflito ou o entendimento, o palanque ou a conversa. Com humildade, maturidade, equilíbrio, transparência e firmeza o objetivo é sermos o porta-voz e articulador do principal ativo do Banco: seus funcionários.
RILDO E SILVA, F8.616.368-X, entrou no Banco em 05/10/1987. Trabalhou na Ag. Central e em seus PABs, nas Diretorias de Finanças, de Controladoria, de Crédito e hoje está lotado na COGER. É professor há mais de 12 anos, leciona nas Pós-Graduações da UPIS/DF - MBA's Auditoria, Finanças, Planejamento Tributário, Contabilidade e Controladoria, exercendo, nesse último, a função de Coordenador.
Possui Mestrado em Finanças e outras três Pós-graduações (o currículo completo pode ser acessado na web do CNPQ http://lattes.cnpq.br/5552860113189602).
Questiona-se: Por que se candidatou ao CAREF? A resposta (proposta) está relacionada às decisões que a Empresa tem tomado nos últimos tempos, como a alienação dos imóveis do BB para gerar resultado, demissões sem justa causa de funcionários, aumento do Passivo Contingente (ainda não contabilizado), desrespeito ao TAO nas nomeações em diversas Unidades, entre outras decisões que poderão afetar o crescimento sustentável do Banco, pois em muitas delas careceu da apreciação de um Conselheiro com conhecimento profundo em Finanças, Contabilidade e Tributação, que esteja comprometido com o crescimento sustentável do BB, o que garantiria a aposentadoria e o emprego de nós funcionários e a sua atuação como Banco Público que sirva ao povo brasileiro, ao invés de se servir dele. Vamos garantir a presença de um funcionário que seja técnico e tenha “coragem” para enfrentar os desafios e as decisões que possam prejudicar o Banco, funcionários e a sociedade do País.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados