
A primeira reunião do fórum paritário que visa discutir as condições de trabalho dos empregados da Caixa foi realizada nesta quarta-feira (27), no Matriz II, em Brasília. Representantes dos trabalhadores e da Caixa definiram os eixos centrais para iniciar as discussões: estrutura física e suporte operacional, número de empregados por unidade, jornada e assédio moral. Já foram marcadas a data das próximas reuniões.
Os representantes dos trabalhadores solicitaram a consignação da liberação dos participantes do fórum no mesmo formato do que está previsto no acordo coletivo de trabalho (artigo 32).
Nesta reunião, o principal tema trabalhado foi a estrutura física das unidades. Foram questionados itens como calendário de abertura de novas agências; contratação de novos empregados; a sobrecarga de trabalho; visão da Caixa sobre o trabalho desenvolvido pela Gilog e Gipes (a reivindicação é pela ampliação e fortalecimento dessas unidades); e a manutenção dos sistemas de trabalho, uma vez que o seu mal funcionamento (lentidão, travamento) também afeta o trabalhador.
“Destacamos ainda a questão da segurança. No Distrito Federal, por exemplo, há legislação específica para a inclusão de biombos nas agências. O nosso objetivo é trabalhar também esse aspecto no fórum e alcançar avanços para garantir aos empregados e usuários do banco mais segurança. Sugeri, inclusive, a visita a uma agência protótipo em Brasília no próximo encontro, para fomentar a discussão”, afirma a diretora do Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fabiana Uehara.
Além de Fabiana, estiveram presentes à reunião o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Jair Pedro Ferreira; o diretor de bancos federais da Fetec-SP, Dionísio Reis; o diretor dos assuntos sociais do Sindicato de Campinas, Carlos Augusto; a secretária de ação sindical do Sindicato do Ceará, Elvira Ribeiro, e o primeiro secretário de administração do Sindicato de Florianópolis, Anderson Blomberg.
As próximas reuniões foram agendadas para 17 de dezembro e 21 de janeiro, com a finalidade de deliberar sobre as ações dentro do prazo estipulado pelo acordo coletivo, que é até março do ano que vem.
Joanna Alves
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados