Dando sequência à série de visitas aos trabalhadores e trabalhadoras do Ramo Financeiro, o Sindicato realizou no último dia 28 de dezembro reunião com os empregados da agência Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) da Caixa Econômica Federal. Em pauta, a falta de empregados e de condições de trabalho, principalmente nas agências, e a importância da luta coletiva.
Diretora do Sindicato e empregada da Caixa, Vanessa Sobreira lembrou que os trabalhadores arrancaram da empresa na Campanha Nacional 2012 o compromisso da empresa de ampliar o quadro de funcionários para 92 mil até o fim de 2012, o que já foi alcançado e até superado, e para 99 mil até dezembro de 2013.
O problema, segundo o diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) Adilson de Sousa, é que o número de contratações ainda não é suficiente para atender a uma demanda cada vez mais crescente, ainda mais se levando em conta o fato de que em 2012 a Caixa abriu 300 novas agências e estão previstas mais 2 mil até 2014 em todo o país.
Os representantes dos trabalhadores destacaram ainda importância da luta coletiva, com a participação efetiva de todos, para que as reivindicações dos empregados sejam atendidas e os problemas, solucionados. “Um sindicato forte e atuante depende da intensa participação de todos os trabalhadores. Por isso, a categoria precisa se mobilizar mais para ampliar nossas conquistas”, afirma a diretora do Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) Fabiana Uehara.
"E para isso, os bancários podem e devem acionar o Sindicato, legítimo representante da categoria, para que atue em tempo hábil e tome as devidas providências”, orienta Fabiana.
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados