

Em ofício encaminhado à procuradora Ana Cristina Tostes Ribeiro, da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, a Caixa Econômica Federal informou que vai acatar a recomendação de não conceder “aos participantes que obtiveram os Certificados CAIXA”, dentro da sistemática para formação de banco de habilitados, “nenhuma vantagem decorrente desses certificados”. Com isso, está anulada por completo a seleção.
O banco já havia informado no dia 28 passado a extinção do banco de habilitados. Contudo, em audiência com o Sindicato mediada pela Procuradoria no dia anterior, chegou a propor atribuir aos bancários aprovados um bônus de até 10% na etapa do PSIC referente à trajetória profissional, o que foi rejeitado pelo Ministério Público do Trabalho. Para o órgão, que ameaçou inclusive ingressar com ação na Justiça contra a Caixa caso mantivesse o procedimento, uma vez anulada a seleção, não poderia ser atribuída qualquer validade aos certificados dos aprovados, já que isso configuraria a concessão de vantagem aos participantes. Ao banco foi dado um prazo de quatro dias para se manifestar.
Os empregados poderão agora participar dos processos seletivos internos da empresa para as funções gratificadas contempladas pela sistemática independentemente de obtenção das certificações concedidas pela seleção. “Todos os empregados que possuam os requisitos necessários ao exercício das referidas Funções Gratificadas e que não tenham outro tipo de impedimento, poderão manifestar interesse e inscreverem-se nas sistemáticas de seleção publicadas a partir desta data”, diz o comunicado da Caixa, datado de 28 de agosto.
“Com esse comunicado da Caixa, damos por encerrada esta questão. Agora temos outros desafios, como, por exemplo, derrubar a barreira da abrangência dos PSICs por vice-presidências. Além disso, a Caixa inventou outra forma de afrontar os empregados. Agora está abrindo processos seletivos e impedindo vice-presidências (Vivar e Vitec) de participarem”, afirma Antonio Abdan, secretário de Formação do Sindicato. “O Sindicato já está cobrando da Caixa explicações e sugerindo, ainda, que retire o impedimento”.
Clique aqui para ler a íntegra do ofício.
Renato Alves
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados