O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou nesta quarta-feira que Aldemir Bendine, o Dida, é o novo presidente do Banco do Brasil. Ele substitui Antônio Francisco de Lima Neto, que assumiu o cargo em dezembro de 2006. Bendine é funcionário de carreira do BB há 30 anos. Ele era vice-presidente de Cartões e Novos Negócios de Varejo da instituição.
Mantega concedeu entrevista para explicar a saída de Lima Neto da presidência do Banco do Brasil. Pela manhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha confirmado que Lima deixaria o cargo, mas não anunciou o nome do substituto.
-"A redução do spread bancário, neste momento, é uma obsessão. O Guido Mantega sabe disso, o Banco do Brasil e a Caixa sabem disso", afirmou Lula, sem atribuir a saída de Lima Neto aos altos juros bancários.
"Não há nenhuma necessidade de o spread bancário ter subido tanto no Brasil de julho pra cá. Estamos numa fase em que o Banco Central e a Fazenda estão estudando isso e, obviamente, quem tem bancos públicos, como tem o Brasil, pode começar essa tarefa de reduzir as taxas de spreads bancários", acrescentou o presidente.
"O novo presidente assume grandes desafios, principalmente em relação à atuação do BB no incentivo à produção e no investimento em áreas sociais, fazendo com que o BB cumpra sua vocação de banco público", afirma o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados